DIA DOS ANFITRIÕES NA BERLINALE
     
 

PUBLICADA EM 08.02.14

Myrna Silveira Brandão

The Beloved Sisters, de Dominik Graf, que representa os donos da casa na competição oficial, foi o destaque ontem (08.02) da 64ª edição do Festival de Berlim.

  
Cumpre lembrar que George Clooney roubou a cena, mas o seu Caçadores de Obras-primas não está na mostra oficial concorrendo ao Urso de Ouro.
 
O filme de Graf, um drama histórico ambientado em 1788, em Rudolstadt, uma pequena cidade provinciana da Alemanha,  segue o poeta e filósofo Friedrich Schiller, autor de “The Robbers”, cujo amor é disputado por duas irmãs: a  bela Caroline von Beulwitz que é infeliz no casamento e sente saudades do amor e de uma vida mais plena; e Charlotte von Lengefeld, sua tímida irmã, que sonha em encontrar um marido. 
 
O elenco tem um ótimo desempenho, tanto Florian Stetter (Sophie Scholl), que interpreta Schiller quanto  Hannah Herzsprung e Henriette Confurius, que vivem as duas irmãs. 
 
O Mccinema  participou da coletiva após a projeção quando Graf falou do filme, de sua carreira e do seu amor pela música.
 
“The Beloved Sisters é um estudo sobre o amor centrado no envolvimento romântico de Friedrich Schiller com as belas irmãs aristocráticas. É um filme bem longo (171 minutos)  obra de um artesão, o que eu acho que sou”, definiu Graf,  que situa  seu estilo entre filmes de arte e filmes de bilheteria.
 
“Gosto muito do cinema experimental e acho importante o que Hollywood fez na década de 1970 com filmes, por exemplo, como Apocalypse Now (Francis Ford Copolla). Mas o que realmente me interessou quando eu comecei a fazer filmes, foi o que aconteceu na meio, não os pequenos filmes de arte, nem os grandes filmes comerciais, mas a área entre essas duas correntes”, afirmou o diretor, revelando que a música foi sua primeira paixão entre as artes.
 
“Eu toquei em bandas e estudei um pouco de música, mas justamente porque a amava tanto, fiquei com medo de fazer dela minha profissão. Nessa época também vi os primeiros filmes que eu realmente gostei. Eu tinha 22 anos  e, lentamente, também fui desenvolvendo uma  paixão pelo cinema”, contou o diretor manifestando sua descrença com a produção atual.
 
“Quando eu comecei, em meados dos anos 1970, se tornou mais barato fazer filmes do gênero de ação na Alemanha e em seguida, eles foram diretamente para a televisão. Até que ela mudou sua imagem e agora temos uma situação onde eu acho que as pessoas não amam mais a televisão alemã como antes”,  lamenta o diretor de 62 anos.
 
Graf é um dos principais diretores da Alemanha e tem uma carreira expressiva e diversificada, mas como seu trabalho é mais desenvolvido na tevê, ele não é muito conhecido fora do país. Sua obra, no entanto,  vai muito além dos dramas criminais feitos para a telinha e pelos quais é principalmente celebrado.
 
The Beloved Sisters marca seu retorno  à mostra oficial da Berlinale, onde esteve em 2002 com o thriller dramático A Map of the Heart. Graf também integrou a seleção do ano passado  com Lawinen der Erinnerung (Avalanches de Memória), selecionado para a Mostra Fórum. 
  
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar