NINFOMANÍACA TEM COLETIVA TUMULTUADA
     
 

PUBLICADA EM 09.02.14

Myrna Silveira Brandão

A première da versão estendida de Ninfomaníaca - Volume I - de Lars von Trier, foi mostrada ontem no Festival de Berlim.

A sessão foi conturbada não apenas pela expectativa gerada pelo filme, mas também pelos tumultos em torno da coletiva após a projeção.
 
O filme – que está na  mostra oficial fora de competição –  é a história, ao mesmo tempo,  poética e selvagem da vida de uma mulher, do nascimento, aos 50 anos de idade, contada pela protagonista Joe (Charlotte Gainsbourg) autodiagnosticada como ninfomaníaca.
 
Numa fria noite de inverno, o velho, charmoso e solteiro Seligman (Stellan Skarsgard) encontra Joe, violentada numa ruela. Ele a leva para seu apartamento, cuida de seus ferimentos  e faz perguntas sobre sua vida. Ele escuta atentamente enquanto Joe, durante oito capítulos, reconta a luxuriosa e multifacetada  história de sua vida, rica em associações e fatos que se cruzam.
 
O novo trabalho do polêmico diretor dinamarquês utiliza uma estrutura conhecida da literatura, que consiste em capítulos encapsulados em dois filmes – Volume I e Volume II.
 
O filme é uma produção Dinamarca / Alemanha / França / Bélgica / Reino Unido e o gênero está sendo anunciado como Digressionismo.
 
Além de Gainsbourg e Skarsgard, o elenco conta com  Shia LaBeouf, Uma Thurman, Willem Dafoe e Jamie Bell.
 
A versão menor de 117 minutos  teve  estreia mundial nos cinemas, inclusive no Brasil,  em dezembro do ano passado. 
 
A diferença entre os dois filmes é a quantidade maior de cenas  de sexo explícito, mas a história é a mesma.
 
Ninfomaníaca – Volume 2 – tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros em 21 de março, mas a versão completa ainda não tem data programada para exibição.
 
 
Trier provoca Cannes e LaBeouf abandona entrevista no meio 
 
Von Trier esteve aqui em Berlim,  – ao que tudo indica, chegou de surpresa –   após a prévia  para a imprensa da versão de 145 minutos.  Posou para os fotógrafos com uma camisa preta estampada com uma palma dourada e a frase “Persona non grata – Official Selection” , uma alusão irônica por  ter sido banido do Festival de Cannes em 2011 depois de dizer aos jornalistas  que entendia Hitler.
 
O diretor não participou da coletiva que aconteceu com os atores Shia LaBeouf, Uma Thurman, Stacy Martin, Stellan Skarsgard e Christian Slater.
 
Falando sobre as sequências de sexo no filme, Stacy disse que elas são parte do filme e que o bom resultado se deve a Trier.
 
“Eu tive total confiança nele. Tivemos muita conversa e preparação durante o dia, até que estivéssemos preparados para filmar, explicou Stacy”, com muitos elogios para o diretor.
 
“Lars cria grandes diálogos, provoca debate e aborda assuntos que as pessoas não estão confortáveis em falar,”, destacou a atriz.
 
LaBeouf, por sua vez,  ficou visivelmente irritado com uma pergunta sobre como foi fazer as cenas de sexo e –  citando uma frase do jogador francês Eric Cantona,  sobre gaivotas seguindo traineiras com sardinhas –  deixou a sala da coletiva sob constrangimento de todos 

 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar