RELANÇAMENTO DE O GABINETE DO DR. CALIGARI
     
 

PUBLICADA EM 09.02.14

Myrna Silveira Brandão

A versão restaurada de O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene, teve première mundial ontem na 64ª edição da Berlinale.

Programado na tradicional mostra destinada a retrospectivas, o longa  foi exibido na majestosa sede da Filarmônica de Berlim.
 
O filme, que teve seu lançamento em Berlim em 26 de fevereiro de 1920, foi exibido 94 anos depois no escopo da Berlinale Clássicos, em sua nova versão  restaurada digitalmente.
 
O Gabinete do Dr. Caligari, além de ser um clássico do cinema mudo e uma obra expressionista de grande significado na história do cinema,  tem também influenciado muitos diretores de gerações que a seguiram.    
 
A exibição da Berlinale foi acompanhada por um concerto executado por membros da  Orquestra Berliner Philharmonie.
 
A sessão foi  organizada pelo Festival em cooperação com a Cinemateca Alemã, o Museu Friedrich Murnau e a Berliner Philharmoniker.
 
A restauração foi realizada pelo Museu Murnau, em colaboração com Bundesarchi-Filmarchiv e L’Immagine Ritrovata – Film Restoration & Conservation, de Bolonha.
 
Antes da projeção, houve uma apresentação pela equipe técnica responsável pela restauração, com explicações detalhadas sobre todo o processo que precisou ser  desenvolvido para preservar o filme.
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar