NYFF DIVULGA SELEÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS
     
 

PUBLICADA EM 28.08.14

Myrna Silveira Brandão

O Festival de Nova York (26.09 a 12.10) divulgou os documentários que farão parte de sua 52ª edição.

 
O NYFF está entre os eventos que, cada vez mais, procuram dar  destaque ao gênero. Assim, haverá uma diversificada seleção com 15 títulos, dedicada ao gênero.
 
A diversidade também está na escolha dos diretores – consagrados e em início de carreira – e nos temas que retratam  a  realidade do mundo atual, incluindo denúncias e resgates. Temas amenos como biografias e vida de pessoas que fazem ou fizeram algo para melhorar o mundo também constam da programação.
 
Na maior parte, são títulos com estrutura dramática distante de estilos didáticos, mas que mantém as regras do documentário tradicional.
 
Kent Jones, diretor do Festival, lembra que esta seção tem se tornado crescentemente importante para todos e, pessoalmente para ele.
 
“É um tipo de lugar comum pensar que o documentário é um acréscimo à ficção, algo extra e, é claro, nada poderia estar mais longe da verdade. O cinema começou com o documentário e sempre estará no núcleo dessa forma de arte.  Estes 15 filmes, tão diferentes um dos outros na sua visão,  método e tom, representam o melhor do cinema documental hoje”, declarou Jones.
 
Os destaques incluem The 50-Year Argument, de Martin Scorsese e David Tedeschi; The Look of Silence, de Joshua Oppenheimer; e os últimos trabalhos das lendas dos documentários Frederick Wiseman (The National Gallery) e Albert Maysles (Iris).
 
Debra Granik que fez sucesso com Winter’s Bone em 2010, está de volta nesta edição com Stray Dog.
 
O ator Ethan Hawke passa para trás das câmeras para com Seymour: An Introduction, um olhar sobre a vida do pianista Seymour.  Hawke traça um retrato da vida e jornada de um homem que começou sua carreira muito cedo, teve grande sucesso no circuito e devotou sua vida a ajudar outros a desenvolver seu talento.
 
Dois diretores muito familiares ao NYFF –  Blank e Pincus - também retornam.  How to Smell a Rose, de Blank; e One Cut, One Life, de Pincus e Lucia Small reúne dois documentaristas num olhar sobre a vida, a  necessidade do amor, do trabalho e da beleza.
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar