ARGENTINA MARCA PRESENÇA NO NYFF
     
 

PUBLICADA EM 16.09.14

Myrna Silveira Brandão

Dos Disparos, de Martín Rejtman foi bem recebido ontem no Festival de Nova York.


O filme é o primeiro em uma década do diretor de Magic Gloves e uma figura fundamental do novo cinema argentino. 
 
Mostrado numa sessão prévia para a imprensa, Dos Disparos é uma comédia forte e surrealista, espécie de equivalente fílmico a uma coleção de contos ligados entre si.
 
O ponto de partida é um princípio comum utilizado no cinema segundo o qual uma arma introduzida em algum momento da narrativa será usada posteriormente numa cena.
 
No filme de Rejtman, a cena acontece nos primeiros dez minutos, quando um adolescente de Buenos Aires encontra a pistola.
 
Ele é Mariano (Rafael Federman), tem 16 anos e  inexplicavelmente e sem aviso, atira em si próprio duas vezes – uma vez no estômago e uma vez na cabeça – e inacreditavelmente sobrevive. 
 
Enquanto sua família luta para protegê-lo de si mesmo, sua mãe sai impulsivamente em uma viagem; seu irmão mais velho (Benjamin Coehlo) inicia um romance com uma menina solitária (Laura Paredes) , que trabalha como  caixa de um restaurante; e Mariano tenta trazer uma jovem (Manuela Marcelli) para o seu mundo.  
 
Na verdade, o que se passa a seguir é o modo como o ato de Mariano reverbera na família, nos amigos e nos desconhecidos com quem os familiares e os amigos vão cruzando.
 
Dos Disparos descreve esse efeito borboleta com um humor seco, na medida em que os episódios  vão se sucedendo às vezes de forma absurda, outras de maneira envolvente e suave.
 
Rejtman conta sua história com compaixão e narrativa formal adotando uma determinada linha para logo em seguida abandoná-la por outra.
 
O filme é comovente e surpreendente sobre a irracionalidade das emoções e como elas governam nossas ações em cada estágio de nossas vidas, conforme expresso pelo diretor ao explicar seu filme. 
 
“Eu quis mostrar situações se sobrepondo, uma sobre as outras, numa forma não convencional de causa e efeito e, num viés humorado, que conseguisse atrair os espectadores”, declara. 
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar