O ESTRANHO NOVO FILME DE SANG-SOO
     
 

PUBLICADA EM 17.09.14

Carlos Augusto Brandão

Hill of Freedom, de Hong Sang-soo, foi mostrado ontem na prévia para a imprensa do Festival de Nova York.

Como sempre, o filme desperta reações diferenciadas, já que a filmografia do diretor sul-coreano é conhecida por atrair críticos e admiradores.
 
A história segue Kwon (Seo Young-hwa), que está retornando  a Seoul após uma estadia restauradora nas montanhas.  Alguém entrega a ela  um pacote de cartas, escritas  por Mori (Ryo Kase), um jovem que acaba de chegar do Japão e tenciona pedi-la em casamento.
 
Ao descer uma escada, Kwon derruba e espalha no chão todas as cartas, que não estão datadas.
 
Quando ela tenta lê-las, vai precisar dar um sentido à cronologia, o que também é exigido de nós, espectadores.
 
O novo e intrigante filme de Sang-soo,  alternadamente engraçado e impressionante,  traz uma série de cenas desordenadas baseadas nas cartas, evidenciando o deslocamento cultural sentido por Mori.
 
O diretor de A Visitante Francesa, Hahaha e Filha de Ninguém, todos mostrados aqui no NYFF,   diz que entre as razões de ter feito Hill of Freedom está a sua busca constante pela originalidade.  
 
“Eu prefiro falar de temas inéditos, que podem ser até comuns,  ao invés de repetir aqueles que já foram abordados no cinema  quase à exaustão”,  explica Sang-soo, conhecido por filmar sem um roteiro acabado e não dar conhecimento prévio aos atores quando os convida para participar do elenco.
 
 “O filme começa com um argumento que eu escrevo para o produtor.  Mas as cenas eu prefiro definir na manhã em que serão filmadas, inspiradas nas coisas que acontecem naquele dia, em momentos que vão surgindo.”, explica Sang-soo.
 
Outra característica forte na sua obra é o tom natural dos atores, que segundo ele, decorre de um trabalho em equipe.
 
“Após ter delineado o perfil dos personagens, eu converso com os atores e procuro me inteirar sobre eles: sua vida, seu passado, seus interesses e, se for necessário, reformulo coisas. Não trabalho com ideias imutáveis, filmar é um processo, etapa por etapa”, ensina. 
 
Já tendo realizado dezesseis filmes numa carreira de três décadas,  é inegável que Sang-soo  já mostrou que tem talento para contar uma história, ao mesmo tempo simples e complexa, num estilo de cinema muito pessoal.
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar