A COR DA ROMÃ
     
 

PUBLICADA EM 25.09.14

Myrna Silveira Brandão

Desde a edição passada, o Festival de Cinema de Nova York apresenta uma Mostra intitulada “Revivals”.


 A mostra –  com filmes recém-restaurados que são relançados durante o evento – se caracteriza por trazer de volta aos espectadores filmes recuperados, na forma de um retorno, um voltar à vida de forma nova e diferente.
 
Se o evento não tivesse outras mostras – como a Principal, a de Documentários, a Convergência e outros eventos especiais, apenas a Revivals já faria feliz os amantes de cinema, especialmente os que curtem os clássicos do passado.
 
Nesta edição, a “Revivals” está trazendo uma retrospectiva de Joseph L. Mankiewicz, com títulos de sua filmografia que inclui: A Malvada (1950), A Condensa Descalça (1954), Cinco Dedos (1952),  O Fantasma Apaixonado (1947), Eles e Elas (1955), Quem é o Infiel? (1949) e  Júlio Cezar (1953), entre outros. 
 
Além disso, está apresentando vários clássicos tais como: Um Certo Capitão Lockhart, 1955, de Anthony Mann; A Estalagem Maldita, 1939, de Alfred Hitchcock, último filme da fase britânica do cineasta inglês.  Moana with Sound, 1926 /1980, um filme projeto combinando os esforços de Robert Flaherty e Francis Hubbard; A Night of Storytelling, 1935, curta-metragem de 12 minutos de Robert Flaherty; Contos de Hoffmann, 1951, de Michael Powell e Emeric Pressburger; e The Color of Pomegranates, de Sergei Parajanov.
 
Este último, agora inteiramente restaurado, foi mostrado numa concorrida prévia para a imprensa e será exibido para o público no próximo dia 02 de outubro.
 
O filme é um fantástico cine-poema da vida do poeta e cantor do século XVIII, o armênio / georgiano Sayuat Nova, que Michelangelo Antonioni chamou uma vez de “uma impressionante perfeição da beleza”.
 
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar