RICHARD GERE ROUBA A CENA NO NYFF
     
 

PUBLICADA EM 25.09.14

Myrna Silveira Brandão

Time out of Mind, de Oren Moverman, movimentou ontem o Festival de Nova York.


O filme foi mostrado numa sessão prévia para a imprensa, na qual Gere foi o centro das atenções. 
 
Ele é George Hammond, um morador de rua, carente de clareza mental,  habitante de abrigos, edifícios vagos e ruas sujas, que precisa arrumar comida para comer, cama para dormir e bebida para sustentar seu vício. Ele simplesmente passou para o lado marginal da sociedade depois de uma tragédia  familiar.
 
George está grisalho, envelhecido, se move com insegurança e parece improvável que consiga encontrar o equilíbrio novamente.
 
A história segue mostrando  o personagem vagando pelas ruas de Manhattan,com aparência desgrenhada, pedindo esmolas em ruas movimentadas, enquanto luta para juntar algum dinheiro, tentar se reconectar com sua filha (Jena Malone) e colocar sua vida de volta nos eixos.
 
Moverman e seu diretor de fotografia de longa data Bobby Bukowski filmaram  George através de vidros, vitrines, portas de correr, reflexos em um caminhão de sorvete e inúmeras outras superfícies transparentes para aumentar a sensação de desamparo.
 
O cineasta não se preocupou  em contar como a vida de George desmoronou,  tanto como o seu declínio o tem afetado e o que isso significa no seu dia a dia.
 
O filme é um projeto antigo do ator e produtor Richard Gere para o diretor e roteirista Oren Moverman,
 
Moverman é considerado um dos roteiristas mais inovadores do cinema independente   (escreveu o roteiro de Não Estou Lá) e é também diretor do ótimo drama militar The Messenger,
 
O diretor  fala sobre  origem do projeto, as dificuldades para fazê-lo e Gere revela que descobriu o que é ser invisível.
 
Como aconteceu o projeto
 
“O projeto decolou quando Gere (o ator atuou em Não Estou lá) me encontrou numa festa e me enviou um roteiro sobre um homem  sem teto escrito por Jeffrey Caine.  Motivado pela experiência de ver a indiferença dos vizinhos para  um mendigo doente mental perto do meu apartamento em Manhattan, eu comecei a  escrever um rascunho”.
 
As dificuldades para fazer o filme
 
“Uma vez que estávamos fazendo um filme sobre apenas um dos muitos moradores de rua e que, em tese,  não sabíamos  nada sobre ele, tudo isso se encaixou muito bem no que queríamos fazer”.
 
O trabalho de pesquisa 
 
“Na pesquisa para o filme, eu  e Gere visitamos vários abrigos, conversamos com várias pessoas, colhemos muito material sobre os sem teto”. 
 
A decisão de filmar à distância através de vários obstáculos
 
“Nós nos esquecemos de certo tipo de experiência de ir ao cinema. Já que a televisão tem a oportunidade de contar histórias com tantas horas de duração, o cinema precisa oferecer algo diferente,  talvez impulsionado um pouco menos pela narrativa e mais pelas imagens”.
 
Gere explicando o que é ser invisível.
 
“A gente irradia fracasso sendo um sem teto na rua. Ninguém quer ficar perto de você.  No primeiro dia de filmagem,  com um copo na mão, eu  comecei a me aproximar das pessoas, não para incomodar, mas apenas me aproximando, mas ninguém veio até mim.  Mesmo quando alguém me deu um dólar, evitou me olhar.  Essa  foi a primeira vez que eu realmente vi por dentro o que isso significava”.
 
Gere revelando que foi uma profunda experiência existencial
 
“Eu acho que nós temos o desejo de sermos conhecidos, sermos vistos.  Eu não vejo esse cara como um sem teto.  Eu o estou vendo como nós, que  desejamos ter amor, afeição, sermos vistos, sermos abraçados, sermos parte de tudo”.
 
Gere sobre ter feito o filme
 
“É uma história profundamente humana que conseguimos transformar  em um filme poderoso e que fala com todo o mundo.  Estou muito orgulhoso em ter participado deste  filme que conta uma história emocional sobre perda, conexão e possibilidade de redenção”.
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar