NATIONAL GALLERY
     
 

PUBLICADA EM 30.09.14

Myrna Silveira Brandão

O documentarista Frederick Wiseman, foi o destaque ontem das sessões de imprensa da 52ª edição do Festival de Nova York, com seu novo filme National Gallery.


A National Gallery de Londres é um dos mais importantes museus do mundo, com mais de 2.400 pinturas que abrangem a Idade Média até o fim do século XIX.  Em suas obras está representada a história do mundo ocidental.
 
O mestre do documentário nos leva a uma viagem ao coração dessa instituição, retratando o lugar, seus visitantes, funcionários, pesquisadores e restauradores e explorando a relação entre a pintura dos séculos passados e a narrativa cinematográfica de hoje.
 
Selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes é um precioso documentário de 180 minutos, sobre as energias em volta das pinturas, das discussões, das molduras, montagem, iluminação consertos, restauração a criação de como se vê uma pintura.
 
Mas, acima de tudo isso, é um filme de rostos: rostos daquelas pessoas olhando e as faces daqueles que se afastam para ver os quadros numa experiência alegre e sem fim.
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar