SUNDANCE INICIA MARATONA - BRASIL COMPETE EM CINEMA MUNDIAL
     
 

PUBLICADA EM 20.01.15

Carlos Augusto Brandão

O Festival de Sundance dá partida na próxima quinta feira (22.01 a 01.02 ) à sua 31ª edição em Park City (Utah, EUA).

No anúncio da programação, John Cooper, diretor do festival – o maior evento do cinema independente mundial – destacou os critérios que nortearam a escolha dos 118 títulos.
 
“Foram selecionados filmes de 34 países, que comprovam como o cinema independente, de forma imediata e destemida continua a ser criativo e relevante”,  ressaltou Cooper, no seu quinto  ano à frente do Sundance.
 
Uma das modificações introduzidas por ele é que não há mais título de abertura. Ao invés de apenas um filme iniciar o evento  são exibidos um drama e um documentário de cada uma das duas mostras competitivas do festival.
 
Assim, as mostras competitivas americanas – a Dramática e a de Documentários  – serão abertas respectivamente pelos filmes The Bronze, de Bryan Buckley (Hungry Man) e                                
  
Simultaneamente, The Summer of Sangaile , de Alanté Kavaïté (Lituânia) e How to Chance the World, de Jerry Rothwell (UK)  abrirão as mostras competitivas  internacionais de ficção e documentário.
 
 
Nomes de peso no elenco dos filmes em competição
 
Na Competitiva Internacional de drama, o grande destaque – pelo menos para nós brasileiros – é Que Horas ela Volta? de Anna Muylaert, estrelado por Regina Casé e Lourenço Mutarelli, sem previsão de estreia no Brasil.
 
Numa mostra bastante diversificada, com filmes da   Itália, Turquia, Israel e Índia, a produção concorre com filmes de diretores estreantes e atores consagrados como é o caso de  Strangerland, do australiano Kim Farrant, com Nicole Kidman, Joseph Fiennes e Hugo Weaving; Slow West, do escocês John Maclean, com Michael Fassbender, Kodi Smith-PcPhee e Ben Mendelsohn; e Glassland, do irlandês Gerard Barret, com Jack Reynor e Toni Collette.
 
  
Paralelas
 
 
Entre os destaques da Première de dramas estão: Grandma, de Paul Weitz, com Julia Garner e  Marcia Gay Harden;   I Am Michael, de Justin Kelly com James Franco;  Last Days in the Desert, de Rodrigo Garcia com Ewan McGregor;  Mistress America, de Noah Baumbach, estrelado por ele e Greta Gerwig;  Ten Thousand Saints, de Robert Pulcini e Shari Springer Berman, com Ethan Hawke e Asa Butterfield; e Experimenter (EUA), de Michael Almereyda, baseado na história real do psicólogo social Stanley Miltram, que em 1961 conduziu uma série de experiências comportamentais radicais.
 
Na Première de documentários geram expectativa os novos filmes de destaques do gênero como:  Stanley Nelson  com The Black Panthers: Vanguard of the Revolution; Alex Gibney com Going Clear: Scientology and the Prison of Belief;  Brett Morgen com  Kurt Cobain: Montage of Heck; Kirby Dick com The Hunting Ground; e  Liz Garbus com What Happened, Miss Simone? que será o filme de abertura.  
 
Na Mostra Spotlight – que tem por slogan “o cinema que amamos” – entre os mais esperados estão: ’71, de Yann Demange;  Aloft, de Claudia Llosa;  Eden, de Mia Hansen-Love; e Contos Selvagens (Argentina),  de Damián Szifrón, já lançado no Brasil.  
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar