MESTRE DA COMÉDIA ROMÂNTICA
     
 

22.09.13

Carlos Augusto Brandão

Às vezes é bom assistir a um filme e sair do cinema leve, feliz e amando a humanidade. Esse é mais ou menos o sentimento que prevalece após a sessão de About Time, novo filme de Richard Curtis.

Nova York
Às vezes é bom assistir a um filme e sair do cinema  leve, feliz e amando a humanidade. Esse é mais ou menos o sentimento que prevalece após a sessão de About Time, novo filme de  Richard Curtis.
 
Mostrado numa sessão prévia para a imprensa da 51ª edição do  Festival de Nova York , o filme é muito divertido e bem característico da obra do diretor, que roteirizou os ótimos Quatro Casamentos e um Funeral e Notting Hill.  
 
Bill Nighy  interpreta um pai com um poder secreto que tem sido passado de pais para filhos de sua família por gerações: eles podem viajar no tempo.
 
Visto de forma metafórica, esse é um gancho muito engraçado para uma comédia romântica no estilo do diretor britânico. 
 
Lindsay Duncan é a volúvel esposa de Nighy, mas o foco do filme está na geração mais jovem, Mary e Tim, num ótimo desempenho de Rachel McAdams e Domhnall Gleeson (Harry Potter).
Leia os principais trechos das declarações  do diretor sobre seu filme e sua intenção de se aposentar.
 
Qual mensagem quis passar com esse filme?
 
“A moral do filme, se é que há uma, é que você deve saborear cada dia de sua vida, quando as coisas estão correndo normalmente”.
 
Em sua obra e também neste filme, é dada uma grande importância à família. Tem sido intencional?
 
“Tendo perdido minha mãe e meu pai nos últimos cinco anos e com  todos os meus filhos crescendo, estou cada vez mais certo que sou um homem de família acima de tudo”.
 
O filme é biográfico?
 
“Este filme tem muito a ver com meus pais, com um irmão e uma irmã, já que tem a ver com amor. Há algumas semelhanças com a minha própria família. O personagem principal é muito próximo na forma como lida com a família, que sempre foi uma grande parte de minha vida”.
 
Por isso, a ênfase é no personagem do pai?
 
“Sim, há um monte de sentimentos sobre o meu próprio pai nesse papel e foi muito bom ter Nighy vivendo o personagem”.   
 
Sua decisão de desistir de dirigir é muito surpreendente.
 
“Bem, eu só dirigi três filmes, então eu não acho que ninguém vai sentir muito a minha falta”.  
 
Mas é verdade que esse é seu último filme?
 
“Esta produção pode ser a minha despedida dirigindo filmes, mas eu vou continuar a escrever. É uma despedida parcial, digamos assim”.
 
 Está cansado da vida de diretor?
 
“Quando estamos dirigindo um filme, precisamos passar  cerca de 1000 dias que são obsessivos. A vida de diretor é intensa, então eu estou tentando evitar a tensão, mas vamos ver como as coisas andam...”. 




 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar