A VIDA MULTIFACETADA DE NINA SIMONE
     
 

PUBLICADA EM 31.01.2015

Myrna Silveira Brandão

What Happened, Miss Simone? de Liz Garbus, é destaque na Mostra Documentário Première do Festival de Sundance.

Após três projeções,  o filme teve sua última sessão em Salt Lake City, capital do Estado.
 
O documentário é sobre Nina Simone: um gênio treinado em música clássica, uma cantora de sucesso nas paradas e um ícone Black Power, ela é uma das mais influentes, amadas, provocativas e menos compreendidas artistas do seu tempo.
 
No palco, ela era conhecida pela sua liberdade total, performances explosivas, ganhando o epiteto de “Alta Sacerdotisa do Soul”. Mas no meio do combate diário e violento pelos direitos civis, ela lutou para reconciliar suas ambições artísticas com sua forte devoção ao movimento.
 
A ótima documentarista  Liz Garbus explora com sensibilidade o constante estado de oposição que criou armadilhas e torturou Simone – como uma pianista clássica do jazz, como uma profissional presa pela sua vida familiar, como uma negra nos Estados Unidos racista – e ao fazê-lo revela uma figura excepcional transcendendo a categoria e seus tempos.
 
O filme permanece fiel à subjetividade de Simone ao pesquisar tapes inéditos, raro material de arquivo e entrevistas com amigos próximos e sua família.
 
A criatividade musical de Simone é investigada ao longo da história de sua infância – quando as Leis de Jim Crow afetaram afro-americanos, asiáticos e outros grupos –  definindo o papel que teve no movimento de Direitos Civis, a chegada em Carnegie Hall, o auto exílio imposto na Libéria, e a vida solitária na França.
 
Este retrato íntimo e épico se transforma, na verdade, num musical de não ficção.
 
Garbus retorna ao Sundance, onde esteve algumas vezes, inclusive em 2011, quando fez muito sucesso com o documentário Bobby Fischer Against the World.
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar