PRÊMIO DE MELHOR ATRIZ EM SUNDANCE VAI PARA REGINA CASÉ
     
 

PUBLICADA EM 01.02.15

Carlos Augusto Brandão

O Festival de Sundance anunciou ontem à noite, os vencedores dos troféus independentes de sua 31ª edição.

Regina Casé –  que já tinha feito sucesso quando Eu tu eles, de Andrucha Waddington foi mostrado no festival independente – conquistou, nesta edição, o prêmio de melhor atriz por Que Horas Ela Volta? A atriz dividiu o prêmio com a também brasileira Camila Márdila.
 
Dirigido por Anna Muylaert, o filme segue a pernambucana Val (Casé) que vai trabalhar em São Paulo como doméstica e deixa sua filha Jéssica  (Márdila) com a mãe.
 
Um dia, Jessica chega da cidade natal de ambas para fazer vestibular em São Paulo e  muda o estrito balanço de poder anterior na casa.  Val tem que decidir entre suas obrigações e o que é necessário que ela sacrifique.
 
“Meus personagens representam um Brasil que está desaparecendo.  Espero que no novo Brasil haja menos injustiça social.  Muito obrigada.  Regina é mesmo uma atriz fantástica”, disse a diretora em seu discurso de agradecimento, representando a atriz e complementada por Camila.
 
“Nós queremos dedicar esse prêmio a todas as empregadas do Brasil.  Foi um grande prazer trabalhar com tantos artistas incríveis neste filme.  Espero que esses personagens possam falar aos corações e mentes das pessoas e inspirar mulheres a desafiar esse papel de cidadãs de segunda classe que nós ainda teremos que representar na sociedade.  Obrigada”, disse Camila. 
 
Do Sundance, Que Horas Ela Volta?  vai para o Festival de Berlim. O filme será mostrado na Panorama do festival alemão que acontece de 05 a 15de fevereiro.
 
 
Me and Earl and the Dying Girl foi o grande vencedor.
 
 
Me and Earl and the Dying Girl foi o grande vencedor da noite.  O filme de Alfonso Gomez-Rejon repetiu o feito de Whiplash ano passado,  ganhando ao mesmo tempo o Grande Prêmio do Júri e o da audiência da mostra americana dramática.
 
O filme – que era um dos favoritos e tinha tido uma ótima receptividade em todas as sessões do festival –  segue Greg Gaines (Thomas Mann),  um estudante determinado a ficar o mais anônimo possível e longe das  interações sociais.
 
The Wolfpack, de Crystal Moselle ganhou o Grande Prêmio do Júri de Documentário americano.
 
O prêmio do Júri para Cinema Mundial da competitiva dramática para filmes estrangeiros, foi para Slow West, de John Maclean, mostra na qual concorria o brasileiro  Que Horas Ela Volta?.
 
Na Documentário Mundial o prêmio foi para Russian Woodpecker, de Chad Gracia.
 
Robert Eggers ganhou o prêmio de  melhor diretor da competição dramática americana com The Witch.  Em documentário americano, o melhor diretor foi Matthew Heineman, com Cartel Land.
 
Kim Longinotto foi a melhor diretora em Documentário Mundial com Dreamcatcher. E em Cinema Mundial, o melhor diretor foi Alanté Kavaïté com The Summer of Sangaile.
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar