O PODER DA IMAGEM
     
 

25.09.13

Myrna Silveira Brandão

Diretora egípcia fala no NYFF sobre seu documentário

Nova York

Em 25 de janeiro de 2011 cerca de 50 mil egípcios ocuparam  a Praça Tahrir.  Eles queriam compartilhar sua história com o resto do mundo e as armas usadas para isso eram suas câmeras que, após violentos confrontos, acabaram por ser confiscadas.  

Esse é o tema de The Square, o poderoso documentário de Jehane Noujaim,  que teve uma calorosa recepção ontem na prévia para a imprensa da 51ª edição do Festival de Nova York. 

Noujaim e sua equipe passaram  mais de 20 meses acampados com suas câmeras em um dos lugares mais tensos do mundo para capturar imagens que, no seu filme, são mescladas com entrevistas realizadas por ela.

The Square é uma demonstração dos perigos a que se expõem pessoas em busca da liberdade de expressão no Oriente Médio e, ao mesmo tempo, um exemplo de como os documentários podem oferecer um raro raio de esperança.

Vindo do Sundance, onde concorreu na Mostra Documentário Mundial, lá tinha sido aplaudido de pé, além de conseguir a adesão de nomes como Ezra Miller e Sean Penn, que se propuseram a ajudar na sua finalização.  É que Noujaim não considera seu filme acabado e está angariando fundos para sua continuidade já, que como disse na coletiva com a imprensa, a revolução continua.

“Membros de nossa equipe estão no Egito buscando imagens da história  para serem incluídas na continuidade do filme. A edição que vocês viram é parcial, ainda há muito trabalho a fazer e nós continuamos angariando recursos para isso”, ressaltou detalhando porque o documentário ainda está inacabado.  

“Inicialmente, nossa intenção era  fazer um filme sobre a queda de um presidente e a eleição de outro. Durante as filmagens nos demos conta da enorme turbulência que afeta a região como os problemas com a Irmandade Muçulmana, os grupos que tentaram parar a revolução, daí decidimos que o filme precisava continuar vivo”, enfatizou Noujaim afirmando que, em última análise, a ideia é manter a essência que o originou.

“The Square é um filme sobre um grupo de jovens egípcios reunidos por uma revolução, e que juntos buscam encontrar um novo sentido de esperança para o país”, resumiu.

Para a diretora do ótimo Control Room, documentário que fez em  2004 sobre a Al Jazeera, a realização desses filmes traz muitos ensinamentos.

 “Aprendemos a  conhecer e valorizar nossos  direitos, aprendemos  alguns procedimentos médicos necessários em face da violência a que nos expomos e aprendemos história para não repetir os erros do passado”, concluiu Noujaim, ganhadora do prestigiado Prêmio Ted, que concede o direito de esboçar um desejo para mudar o mundo.

“A aceitação global da diversidade, mediada pelo poder do filme.  O primeiro passo? levar as pessoas a entender uns aos outros”

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar