FÓRUM TERÁ SESSÕES ESPECIAIS NA BERLINALE
     
 

PUBLICADA EM 22.01.15

Carlos Augusto Brandão

O Festival de Berlim (05 a 15.02) divulgou a programação que completa a Mostra Fórum.

 
Fará parte da mostra uma série de sessões especiais dedicadas a filmes históricos e redescobertas, bem como novos filmes que mesclam cinema e filmes históricos.
 
Entre os destaques está o diretor japonês Kon Ichikawa (1915-2008) que realizou mais de 80 filmes no curso de sua longa carreira, o último em 2006 com a idade de 90 anos. Ele nunca teve muito popularidade fora do Japão, principalmente pelo fato de sua obra, embora belíssima, ser impossível de classificar. 
 
A seleção retorna aos anos 1940 e 1950, época em que o filme noir é considerado o mais americanos dos gêneros. Mas o menos conhecido é que o mesmo fenômeno aconteceu no vizinho México nos anos 40 e um deles – Quatro Contra el Mundo, de Alejandro Galindo – está na mostra.
 
O filme é o protótipo do filme noir mexicano e pode agora ser redescoberto numa versão restaurada. A história segue de um grupo de gangster forçado a se esconder no apartamento após um assalto num carro forte que termina violentamente. 
 
A relação crescente entre a mulher fatal e o bandido mais frio e distante de todos quebra as convenções do filme noir e se dirige para o campo do melodrama.
 
Confira a relação das sessões especiais da Fórum
 
Cinema: A Public Affair, de Tatiana Brandrup – Alemanha / Israel
Cuatro contra el mundo, de Alejandro Galindo – México
Strange Victory, de Leo Hurwitz – EUA
Then is It the End? The Film Critic Michael Althen, de Dominik Graf – Alemanha
The 81st Slow, de David Vergman, Haim Gouri, Jacques Ehrlich, Miriam Novitch, Zvi Shner – Israel
Out of the Forest, de Limor Pinhasov, Ben Yosef, Yaron Kaftori Ben Yosef – Israel
Joe Bullet, de Louis de Witt – África do Sul
The Feud, de Tonie van der Merwe – África do Sul
Conflagration, de Kon Ichikawa – Japão
Her Broter, de Kon Ichikawa – Japão
Na Actor’s Revenge, de Kon Ichikawa – Japão
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar