BERLINALE APRESENTA NOVO FILME DE PANAHI
     
 

PUBLICADA EM 06.02.15

Carlos Augusto Brandão

Desde 2011, a Berlinale vem liderando uma série de protestos e homenagens em prol da liberdade de expressão e física do cineasta Jafar Panahi.

Naquele ano,  manteve vago seu lugar no júri para o qual havia sido convidado (ele está proibido de deixar o país) e exibiu seus filmes em quase todas as mostras do festival, entre eles O balão branco, O circulo e Offside (Prêmio especial do júri em 2006).
 
Em 2013 Panahi concorreu ao Urso de Ouro com Cortina Fechada (Pardé) – que ganhou o prêmio de melhor roteiro –   e nesta 65ª edição ele está de volta à mostra oficial com Taxi, exibido hoje (06.02) no Palácio dos Festivais numa prévia para a imprensa e depois numa sessão para o público.
 
O filme segue um taxi amarelo, que está sendo dirigido através das vibrantes e coloridas ruas de Teerã.   Diversos passageiros entram e saem do veículo, cada um expressando candidamente suas visões quando estão sendo entrevistados pelo motorista, ou seja,  o próprio Panahi.
 
Taxi é mais uma demonstração de protesto, contra a ditadura iraniana, de  Panahi, que sempre encontra uma forma de se manter vivo como diretor e continuar expressando sua visão de mundo.  Delicado, bonito e  poético, o filme mantém toda a mensagem que o diretor iraniano vem colocando nos seus trabalhos, apesar de proibidos.

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar