CINQUENTA TONS DE CINZA
     
 

PUBLICADA EM 12.02.15

Myrna Silveira Brandão

O livro Cinquenta Tons de Cinza, de E. L. James fez um sucesso enorme, foi o best-seller do ano e traduzido para 51 países.

A aguardada adaptação para as telas, de Sam Taylor-Johnson teve première mundial ontem na 65ª edição do Festival de Berlim e monopolizou o dia.  Com uma única exibição para o público, filas imensas se formaram para adquirir os ingressos e, depois, na porta do cinema para conseguir o melhor lugar e ver os atores.  
 
Na prévia para a imprensa, metade da plateia  não conseguiu ingressar no lotadíssimo auditório do Imax 7, escolhido para essa sessão justamente por ser maior que as outras salas para os jornalistas, mas mesmo assim não pode comportar tanta gente.
 
A história segue  Anastasia Steele (Dakota Johnson), uma estudante de literatura de 21 anos, recatada e virgem.  Um dia ela deve entrevistar para o jornal da faculdade o poderoso magnata Christian Grey. 
 
O encontro resulta  numa complexa relação entre ambos:  com a descoberta amorosa e sexual, Anastasia conhece os prazeres do sadomasoquismo, tornando-se o objeto de submissão do sádico Grey.
 
Roteirizado por Kelly Marcel, o filme foi produzido por Michael De Luca e Dana Brunetti.  
 
Nos papéis de Christian Grey e Anastasia Steele estão Jamie Dornan (Maria Antonieta) e Dakota Johnson (A Rede Social).Johnson é filha de Don Johnson e Melanie Griffith e neta da atriz Tippi Hedren, uma das musas de Alfred Hitchcock.
 
Mas, apesar de toda a badalação prévia em torno do filme,  a  opinião da crítica aqui na Berlinale  é que o drama é fraco, bem como os diálogos e até as comentadíssimas cenas eróticas, chamadas de “porno-zero” e ” melhor comédia do ano”. Durante a exibição para os jornalistas, em muitos momentos, o filme chegou a provocar risos.
 
O livro de James foi traduzido para 51 idiomas. A Universal comprou os direitos da trilogia – que tem as continuações : Cinquenta tons mais escuros e Cinquenta tons de liberdade – mas certamente atenta aos resultados da bilheteria,  ainda não se manifestou sobre futuras adaptações. 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar