CINEMA EXPERIMENTAL TERÁ RETROSPECTIVA NO NYFF
     
 

PUBLICADA EM 12.05.2015

Carlos Augusto Brandão

O Festival de Nova York (26.09 a 10.10) apresentará em sua edição 2015, a primeira retrospectiva dos cineastas experimentais Nathaniel Dorsky e Jerome Hiler.

Parceiros na vida e no cinema, os filmes experimentais da dupla serão mostrados no festival com 33 trabalhos de Dorsky –  incluindo a première mundial de filmes pessoais e as premières  em Nova York de Verão, Dezembro, Fevereiro e Avraham – bem como seis dos filmes de Hiler.
 
Eles começaram a fazer filmes no início dos anos 1960, inicialmente inspirados pelo trabalho de mestres como Stan Brakhage e Gregory Markopoulos.
 
Nas últimas seis décadas, com suas câmeras de 16mm, filmaram gestos, sentimentos, atmosferas, estados de espírito, luz e sombras, movimento e paralizações.
 
Dorsky, um amante do cinema desde menino, começou a filmar com uma câmera de 8 milímetros quando tinha 11 anos. Hiler filmou suas primeiras imagens (de St. John the Divine) nos anos 1960 com uma Bolex emprestada por Markopoulos. Eles  se encontraram em 1964 numa mostra de Dorsky e tem vivido e filmado juntos desde então. 
 
“Nós temos filmado um para o outro”, diz Hiler.
 
Além de experiências de tirar o folego, seus filmes juntam milagrosamente cor, exposição, foco, qualidade e edição.
 
Gavin Smith, membro do Comitê de Seleção do NYFF, falou sobre a importância da retrospectiva.
 
“Na medida em que o envolvimento do NYFF com os filmes de avant-garde se aprofundou desde o lançamento de Views From the Avant-Garde, os filmes de Nathaniel Dorsky sempre foram o topo da lista a cada ano”, lembrou Smith que é também editor da Revista Film Comment.  
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar