FILME SOBRE MILES DAVIS ENCERRARÁ NYFF
     
 

PUBLICADA EM 23.07.2015

Myrna Silveira Brandão

Miles Ahead, estreia em longas do ator Don Cheadle, é o filme de encerramento da 53ª edição do Festival de Nova York (26.09 a 10.10).

O filme acompanha a história do musicista Miles Davis, seus altos e baixos na vida musical e pessoal.  
 
Cheadle está praticamente irreconhecível no filme que traz o ator de Homem de Ferro 3 e Hotel Ruanda no papel do lendário trompetista Miles Davis (1926-1991). 
 
O filme sobre o músico que revolucionou o jazz para sempre é um projeto no qual Cheadle colocou todos os seus esforços, não apenas atuando, mas também como responsável pela direção, roteiro e produção.
 
A trama foca no período entre 1974 e 1979 em que o músico estava afastado dos palcos e dos estúdios e contou com a ajuda de um jornalista (interpretado por Ewan McGregor), para voltar à ativa. 
 
O elenco também conta com Zoe Saldana no papel de Frances Taylor, primeira esposa de Davis.
 
Cheadle usa óculos escuros, peruca e um figurino bem peculiar, como as roupas que o verdadeiro Miles usava nas décadas de 1970 e 1980. 
 
O ator disse que seu maior objetivo foi fazer um filme em que Davis iria adorar estrelar, mas ele não aprova o termo “cinebiografia” para o filme. 
 
“As pessoas podem chamar o filme assim, se quiserem, mas é algo que eu não concordo. Eu não quis fazer as coisas que as cinebiografias tradicionais fazem, mas sim  contar uma história boa, que seja impressionante e incorpore todos os estilos, influências e ideias musicais de Miles”, afirmou. 
 
O ator contou com o apoio do premiado pianista Herbie Hancock para fazer o filme e também abriu uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar dinheiro para os custos.
 
No vídeo que elaborou para a campanha, o ator conta que Davis rejeitava o termo “jazz” como representante do trabalho dele. O músico preferia dizer que fazia música social, termo com o qual Cheadle se alinhou para dar início ao crowdfunding.
 
“Acho que é conveniente para este filme que a sua produção tenha sido  feita através de uma experiência social”, afirmou.
 
Quando perguntados sobre quem gostariam de ver dando vida ao músico, membros da família de Davis colocaram o nome de Cheadle como o primeiro da lista.
 
“Surpreendentemente, a vida, a paixão e a criatividade de Miles nunca foram levadas para o cinema.  E o fato da família dele me escolher para fazer o filme é uma honra”, disse Cheadle.
 
 
 
 
 
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar