EXPERIÊNCIA MILGRAM É MOSTRADA NO NYFF
     
 

PUBLICADA EM 24.09.15

Myrna Silveira Brandão

Em 1961, o psicólogo social Stanley Milgram conduziu o que foi chamado “As experiências da obediência”, na Universidade Yale.

Decorridos mais de cinquenta anos, o roteirista e diretor Michael Almereyda (de 56 anos) adaptou essa experiência para as telas no thriller “Experimenter”, mostrado hoje (24.09)  numa prévia para a imprensa do Festival de Nova York.
 
Vindo do Sundance, onde foi exibido em première mundial, o filme mostra as respostas de pessoas comuns quando lhes é pedido para aplicar choques elétricos em um estranho.
 
Apesar de serem choques, 65% das pessoas obedecem às ordens de uma sinistra figura autoritária, vestida com um uniforme de laboratório.
 
Os resultados kafkianos de Milgram chocaram o mundo e ele foi acusado de ser enganador, monstruoso e manipulador.
 
Almereyda, por sua vez, evoca uma grande compaixão por esse homem, em parte porque o mostra através dos olhos de Sasha, sua esposa (Winona Ryder, num excelente desempenho), que acreditava plenamente no seu trabalho e no seu profundo propósito moral.
 
Milgram (Peter Sarsgaard), às vezes fala diretamente para a câmera como se nos incluísse nos seus estudos e nas verdades desagradáveis que revela.
 
De certa forma, isso induz os espectadores a entrarem em sua mente tumultuada, começando por sua pesquisa sobre a obediência e a constatação de como os tempos nos quais ele viveu, marcaram os inquéritos sobre o comportamento humano, incluindo as descobertas sobre os “seis graus de separação”. 
 
A teoria de “Seis graus de separação” –  que tem sido objeto de estudos ligados a redes sociais – afirma que apenas seis pessoas nos separam de qualquer indivíduo no mundo. 
 
O filme de Almereyda procura fugir de polêmicas e tenta transformar tudo que ocorreu em alguma coisa satisfatória, retratando Milgram como uma pessoa que, em última análise, assumiu muitos riscos, o que de fato costuma acontecer com quem desenvolve grandes e inovadoras experiências.
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar