RETROSPECTIVA DA BERLINALE FOCARÁ CINEMA ALEMÃO DE 1966
     
 

PUBLICADA EM 19.11.15

Carlos Augusto Brandão

Com o título “Germany 1966 – Redefining Cinema”, a Retrospectiva da 66ª edição do Festival de Berlim será dedicada ao ano.


Foi um momento decisivo no Cinema Alemão e que está completando 50 anos. Uma atmosfera de mudança prevaleceu: enquanto no oeste, diretores desafiaram as contradições do milagre econômico, no leste, jovens diretores questionaram a vida sob o socialismo. 
 
O novo cinema alemão conseguia uma abertura internacional, enquanto que  na Alemanha oriental –  como resultado da 11ª reunião plena do Comitê Central do Partido da Unidade Socialista (SED) em dezembro de 1965 –  quase metade de todos os longas-metragens feitos pela DEFA em 1966 foram proibidos.
 
“Aquele ano de 1966 ficou marcado pelos filmes extraordinários no Oeste e no Leste, filmes que atingiram novos campos artísticos. A Retrospectiva 2016 mostra a revolta audaciosa e a tentativa de exploração num tempo de transição”, diz Dieter Kosslick, diretor do festival. 
 
A Retrospectiva inclui cerca de 20 longas-metragens do Leste e Oeste alemães e filmes documentários feitos para cinema e televisão.  Adicionalmente, mais de 30 curtas e médias – um formato típico na época – serão mostrados como filmes de apoio. 
 
Quatro anos após o Manifesto de Oberhausen ter proclamado “O cinema antigo está morto, nós acreditamos no Novo”, o Novo Cinema Alemão pela primeira vez recebe aclamação dos críticos em festivais importantes como a Berlinale, Cannes e Veneza com prêmios para filmes de Volker Schlöndorff, Alexander Kluge entre outros.
 
Produções da DEFA que abertamente questionavam as contradições do chamado “Socialismo Real”, foram banidos e, em sua maior parte, só foram mostrados anos ou décadas depois.
Dois dos chamados “filmes proibidos” serão mostrados na Retrospectiva: “Karla”, de Hermann Zschoche – 1965/1990 e “Nascido em  45”, de Jürgen Böttcher – 1966/1990.
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar