FILME SOBRE NORMAN LEAR ABRE PREMIÈRE DE DOCUMENTÁRIOS
     
 

PUBLICADA EM 22.01.16

Myrna Silveira Brandão

Norman Lear: Just Another Version of You (EUA), de Heidi Ewing, é o filme de abertura na Premiere documentários do Festival de Sundance.

Roteirizado por Rachel Grady, o filme foi programado em horário nobre no suntuoso Eccles, o maior cinema de Park City.
 
Provavelmente o mais influente criador, escritor e produtor na história da televisão americana, Norman Lear sempre procurou estar em sintonia com os novos tempos. 
 
Usando comédia e personagens indeléveis, seus lendários shows em 1970, como Tudo em Família, Maude, Good Times e The Jeffersons, tinham diálogos corajosamente abertos que mudaram a consciência nacional, injetando humanismo e provocando debates sobre raça, classes, credo e feminismo.
 
Lear trouxe temas provocantes como a guerra, a pobreza e o preconceito em 120 milhões de casas a cada semana. Ele provou que a mudança social é possível através de um prisma aparentemente improvável: o riso.
 
O filme é a crônica definitiva da vida de Lear, seu trabalho e realizações, mas é muito mais do que uma cinebiografia apenas do passado. Com 93 anos,  o filme o mostra tão vital e engajado como sempre foi.
 
Documentaristas do chamado Cinema Verdade, Rachel Grady e Heidi Ewing aproveitam a oportunidade para formar um retrato dinâmico que corresponde ao espírito do seu trabalho.
Eles criam uma colagem evocativa, onde passado e presente se misturam, revelando um homem rico psicologicamente e cujas extraordinárias contribuições emergem tanto em sua história pessoal, quando no seu diálogo com o mundo.
 
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar