FILME SOBRE MILES DAVIS É DESTAQUE NO SUNDANCE
     
 

PUBLICADA EM 23.01.16

Carlos Augusto Brandão

“Miles Ahead”, de Don Cheadle é o primeiro filme realizado sobre o lendário músico Miles Davis (1926-1991).

O longa é também  um projeto no qual o diretor colocou todos os seus esforços, não apenas atuando, mas também como responsável pela busca de financiamento e produção.
 
Mostrado ontem na 32ª edição do Festival de Sundance e um dos destaques da Mostra Spotlight,  marca ainda a estreia de Cheadle na direção.
 
Roteirizado por ele e por Steven Baigelman, Miles Ahead é focado no período entre 1974 e 1979, em que Davis estava afastado dos palcos e dos estúdios e teve a ajuda do jornalista Dave Brill (Ewan McGregor), para voltar à ativa.
 
O elenco também conta com Emayatzy Corinealdi no papel de Francis Taylor, primeira esposa de Davis.
 
Cheadle, que encerrou o último Festival de Nova York com Miles Ahead, falou na ocasião do sucesso que o filme tem tido.
 
“É muito gratificante que todo o trabalho duro que tivemos para fazer esse filme, tenha nos trazido até aqui. A música de Miles engloba tudo, é pra frente, expansiva”, diz o diretor que para fazer o filme, abriu uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar dinheiro para os custos.
 
“Davis não gostava do termo “jazz” como representante do seu trabalho, preferindo  dizer que fazia música social.  Assim, é bom que a produção tenha sido  feita através de uma campanha social”, destaca Cheadle, revelando que não quis fazer um filme convencional sobre o músico.
 
“Eu não queria realizar uma biografia comum sobre um artista tão singular como ele foi. Se tivéssemos contado a história de uma forma cronológica, mataríamos o filme, porque teríamos ficado presos aos momentos específicos que coincidissem com sua música. Meu desejo era fazer um filme que Davis iria gostar de estrelar”, afirma Cheadle, que tem um excelente desempenho vivendo o protagonista.
 
Estava mais do que na hora de Miles Davis ser homenageado com um filme, que já aparece como um candidato ao Oscar 2016. 
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar