ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE
     
 

PUBLICADA EM 29.01.16

Myrna Silveira Brandão

The Goat, de Andrew Neel, é um dos destaques da mostra competitiva dramática na 32ª edição do Festival de Sundance.

Mostrado no Eccles, o cinema mais suntuoso de Park City, o filme – que era aguardado com expectativa – segue Nick Jonas, membro de uma fraternidade estudantil que presencia um trote brutal na faculdade onde estuda.
 
Recuperando-se por ter sofrido um ataque terrível, o adolescente de 19 anos de idade, está matriculado no mesmo colégio do seu irmão. Jogado toda noite num mundo de bebidas e em contato com desconhecidos, ele procura  um escudo protetor para mascarar suas inseguranças.  Mas quando o trote aumenta em nome da “irmandade”, sua lealdade ao seu irmão é testada de maneira brutal.
 
No filme de Neel, fica evidente o foco documental que o diretor dá ao filme. Goat ressoa com lancinante autenticidade mostrando a realidade crua e terrivelmente verdadeira na tela.
 
O resultado expõe os aspectos brutais e violentos da cultura masculina que se escondem sob a superfície da nossa sociedade, que aparentemente está sob controle.
 
Todo o elenco se compromete valentemente com os papéis desafiadores, combinado com a direção segura de Neel, que lança uma nova luz na identidade masculina e como ela é formada.
 
Parte neo realismo, parte de filme de horror, Goat é uma experiência cinematográfica fascinante que é tão importante quanto é brutal.
 
Neel diz que queria fazer o seu “Senhor das Moscas” (de Harry Hook 1990), cujo livro é sobre a sobrevivência do mais forte.

 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar