O ABRAÇO DA SERPENTE
     
 

PUBLICADA EM 19.02.16

Carlos Augusto Brandão

“O Abraço da Serpente”, do colombiano Ciro Guerra, um dos destaques da Mostra Native do Festival de Berlim, foi muito aplaudido ontem em sua sessão de gala.

Vindo do Sundance – onde ganhou o importante  prêmio “Science in Film”, entregue aos filmes com temas relacionados à ciência e tecnologia – “O Abraço da Serpente” está também indicado ao Oscar na categoria de Melhor filme em língua estrangeira.
 
O filme segue Karamakate, outrora um poderoso xamã da Amazônia e o último sobrevivente de seu povo e que agora vive em isolamento voluntário nas profundezas da selva. Os anos de solidão absoluta o tornaram um ser vazio e privado de emoções e memórias.
 
Sua vida sofre uma reviravolta quando chega ao seu esconderijo remoto Evan, um botânico americano em busca da Yakruna, uma poderosa planta capaz de ensinar a sonhar.
 
O xamã decide acompanhar o estrangeiro em sua busca, e juntos embarcam em uma viagem ao coração da selva, onde passado, presente e futuro se confundem, fazendo-o aos poucos recuperar suas memórias.
 
Essas lembranças trazem uma dor profunda que não libertará Karamakate até que ele transmita o conhecimento ancestral que antes parecia destinado a perder-se para sempre.
 
O Abraço da Serpente tem estreia prevista no Brasil em 18 de fevereiro. 
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar