FAVORITOS AO URSO DE OURO
     
 

PUBLICADA EM 20.02.16

Carlos Augusto Brandão

A 66ª edição do Festival de Berlim anunciará neste sábado à noite (20.02) os vencedores dos Ursos de Ouro e Prata, cujo júri é presidido pela atriz americana Meryl Streep.

Embora considerando que premiações sempre pode trazer surpresas, alguns títulos lideram  a bolsa de apostas para os cobiçados troféus.
 
Até o fechamento desta edição – ainda faltava  ser exibido “A Dragon Arrives!”, do iraniano Mani Haghighi –  um dos mais cotados é “Fuocoammare”, de Gianfranco Rosi que impactou a Berlinale na sua estreia aqui. 
 
O filme de Rosi, sobre os refugiados africanos e sírios na ilha de Lampedusa, é muito bom, embora não seja o melhor da competição. Mas o aspecto político e atual deve influir na decisão, até porque o viés do festival está muito em cima do assunto.
 
Outro que agradou crítica e público  é o  bergmaniano  e nostálgico  “The Commune”, inspirado nas lembranças de juventude do diretor dinamarquês Thomas Vinterberg.
 
Embora dividindo opiniões, também está no páreo “Cartas da Guerra”, do português Ivo Ferreira, sobre as cartas escritas por António Lobo Antunes e  passado  na guerra colonial de 1972 em Angola.
 
Correndo por fora, não pode deixar de ser considerado: “Alone in Berlin”,  o drama alemão de Vincent Perez, ambientado na era nazista e estrelado por Brendan Gleeson, Emma Thompson e Daniel Bruhl; e “Genius”, estreia do diretor teatral Michael Grandage, com Colin Firth, Jude Law , Nicole Kidman e Laura Linney, filme biográfico que descreve a relação entre o editor Max Perkins e o escritor Thomas Wolfe .
 
O azarão seria “Zero Days”, documentário de Alex Gibney, principalmente pela importância do tema e pela denúncia da guerra cibernética que está aparecendo no horizonte da humanidade.
 
Consequentemente, entre os mais cotados para melhor diretor estão Rosi, Vinterberg, Ferreira, Perez e Grandage.
 
Para melhor atriz  a  favorita é Isabelle Huppert  em “L’Avenir” , de Mia Hansen-Love, vivendo a sofrida e corajosa Nathalie no outono da vida; outro nome bastante comentado é Julia Jentsch, com seu  impressionante desempenho de Astrid , a mulher que  precisa tomar a difícil decisão de abortar um bebê com problemas,  em  “24 Weeks”, da alemã Anne Zohra Berrached;  e Trine Dyrholm  em “The Commune”, interpretando Anna, uma conhecida jornalista de televisão, que é abandonada pelo marido. 
 
Para ator, a aposta maior se concentra em Colin Firth, que faz o editor em “Genius”; também cotado está Bjarne Madel em “24 Weeks”, no papel do marido de Astrid;  e,  dividindo opiniões, Qiz Hao em “Crosscurrent”, de Yang Chao, vivendo  Gao Chun, um condutor de barco, numa história de amor e realismo mágico no Yangtse.
 
O Brasil está no páreo para o Urso de Ouro de melhor curta-metragem com “Das Águas que Passam”, de Diego Zon, um filme bom, poético e que traz muitas reflexões.
 
No mais, é aguardar a premiação,  já que  cabeça de júri sempre traz surpresas e pode escolher um azarão
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar