ALMODOVAR, LOACH, DARDENNES E KLEBER MENDONÇA NO NYFF
     
 

PUBLICADA EM 16.09.16

Carlos Augusto Brandão

O Festival de Cinema de Nova York dá início, na próxima segunda feira (19), às sessões de imprensa de sua 54ª edição.

O brasileiro Aquarius, de Kleber Mendonça Filho foi selecionado para a Mostra Principal, que mais uma vez apresentará uma programação bastante abrangente, com 25 filmes de vários países, dando espaço para diversas cinematografias e diferentes estilos de expressão.
 
Ao ressaltar a qualidade da seleção, Kent Jones, diretor do NYFF, citou o diretor pernambucano entre os destaques.
 
“O cinema é tantas coisas ao mesmo tempo e percebo isso quando olho para a seleção deste ano que inclui, entre outros,  os irmãos Dardenne, Ken Loach, Cristian Mungiu, Gianfranco Rosi, Kleber Mendonça Filho e Ava Duvernay ”, declarou Jones.
 
A abertura será com a première mundial de “The 13º”, de Ava Duvernay. O documentário – gênero que pela primeira vez abre uma edição do NYFF  – é focado na história de desigualdade racial nos Estados Unidos.
 
A comédia “20th Century Women”, de Mike Mills, terá sua première no festival como a tradicional “Center Piece”, destaque para um trabalho criativo e inovador.
 
Já “The Lost City of Z”, de James Gray e que também terá seu lançamento no NYFF, é o filme de encerramento.
 
Premiados em Cannes e Berlim fazem parte da programação:  da Croisette “I, Daniel Blake”, de Ken Loach (Palma de Ouro), “Personal Shopper”, de Olivier Assayas e “Graduation”, de Christian Mungiu  (que dividiram a Palma de melhor diretor). Da Berlinale, Fogo no Mar, de Gianfranco Rosi (Urso de Ouro) e L’Avenir, de Mia Hansen-Love (Urso de Prata de direção).
 
Muitos nomes consagrados e frequentes no NYFF retornam neste ano como Pedro Almodovar (“Julieta”), Jean-Pierre e Luc Dardenne (“The Unknown Girl”), Kelly Reichardt (“Certain Women”), Hong Sangsoo (“Youself and Yours”) Alain Guiraudie (“Rester Vertical”)  e o romeno  Cristi Puiu (“Sieranevada”).
 
Outros destaques incluem  “Neruda”, do chileno Pablo Larrain, Paterson, de Jim Jarmusch, Elle, de Paul Verhoeven e Toni Erdmann, da alemã Maren Ade

Em eventos paralelos,  o destaque é a Mostra Revivals, que  apresentará clássicos recém-restaurados. Entre outros serão mostrados: “A Batalha de Argel”, de Gillo Pontevorvo (1966) potente releitura do levante argelino; a obra-prima “Contos da Lua Vaga”, de Kenji Mizoguchi (1953); “A Face Oculta”, único filme dirigido pelo ator Marlon Brando  (1961); e uma homenagem a Jacques Rivette – o mestre francês da nouvelle vague – com um programa de seus primeiros três curtas-metragens.
 
O Festival de Nova York  terá suas sessões para o público entre 30.09 e 12.10. Considerada a mostra cinematográfica mais importante dos Estados Unidos, o evento sempre se caracterizou por apresentar uma seleção do que de melhor foi exibido nos grandes festivais do ano – Sundance, Berlim, Cannes e Veneza  – acrescido de obras criativas e inovadoras garimpadas no mercado cinematográfico mundial.
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar