FILME SOBRE A LENDA DO EL DORADO ENCERRA NYFF
     
 

PUBLICADA EM 17.10.16

Myrna Silveira Brandão

“The Lost City of Z”, novo trabalho de James Gray, teve sua première mundial ontem como o filme de encerramento da 54ª edição do Festival de Nova York.

Baseado no livro homônimo  do jornalista David Grann, o épico de Gray - que já desponta como um candidato ao Oscar/ 2017 -  conta a história real do tenente-coronel Percy Fawcett (Charlie Hunnam), um militar britânico que virou um fanático explorador.
 
Sua busca por uma cidade perdida –  que ele chamava de “Z” e acreditava ser El Dorado –  nas profundezas da Amazônia se torna uma obsessão que afeta sua reputação, a vida familiar com sua esposa (Sienna Miller), filhos e sua própria existência.
 
Após várias expedições infrutíferas e a perda de seu financiamento, Fawcett decidiu realizar uma viagem com seu próprio dinheiro, levando junto seu filho Jack Fawcett, então com 21 anos, e outros homens de confiança.  O Grupo partiu em 1925 para Mato Grosso e nunca mais voltou ou foi visto.
 
Gray e o diretor de fotografia Darius Khondji fizeram um filme primoroso, que oscila entre o êxtase e o terror.  Tendo como produtores executivos Brad Pitt e Marc Butan e também estrelado por Robert Pattinson e Tom Holland, “The Lost City of Z” apresenta uma narrativa grandiosa num raro nível de arte.
 
Kent Jones, diretor do Festival de Nova York e do Comitê de Seleção ressaltou que Gray é um dos melhores cineastas da atualidade.
 
“Cada um dos seus filmes é visual e emocionalmente bem feito, mas “The Lost City of Z” representa algo novo. É um verdadeiro épico, abrangendo dois continentes e três décadas, uma visão genuína e a busca da sublimidade”, declarou Jones.
 
Gray, por sua vez, diz que é verdadeiramente um sonho tornado realidade ter “The Lost City of Z” selecionado para a noite de encerramento do festival.
 
“Eu não poderia estar mais honrado que a estreia mundial do filme seja na minha cidade natal,  que eu amo acima de todas as outras”, afirma o diretor que volta ao festival, onde esteve na 51ª edição com “Era uma Vez em Nova York” (2013).  

 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar