SEGREDOS DA GUERRA
     
 

PUBLICADA EM 23.01.17

Carlos Augusto Brandão

“The Yellow Birds”, do diretor francês Alexandre Moors, estreou na 33ª edição do Sundance, no Eccles, maior cinema de Park City.

O filme é um dos concorrentes da mostra competitiva de dramas, a mais importante do festival.
 
A história segue dois jovens soldados, Bartle e Murph vivendo os terrores da guerra do Iraque sob o comando do de um sargento mais velho, o perturbado Sterling. Todo o tempo, Bartle é torturado por uma promessa que fez à mãe de Murph antes de partir.
 
Bartle, interpretado por Alden Ehrenreich, de  21 anos e Murph (Tye Sheridan), de 18 anos se tornam amigos ainda durante o treinamento do exército antes de embarcarem para combater insurgentes no Iraque.
 
Subordinados a um sargento (Jack Huston), eles vagueiam pelo nevoeiro da guerra, mas Murph nunca mais volta.
 
Bartle retorna para casa com os segredos do desaparecimento de Murph,  enquanto um esperto investigador militar (Jason Patric) e a mãe angustiada de Murph (Jennifer Aniston) existem respostas.
 
Adaptado por David Lowery, do aclamado romance de 2012 do veterano Kevin Powers da Guerra do Iraque, “The Yellow Birds” se desenvolve como um mistério, transmitindo sua história em flashbacks e fragmentos das linhas de frente da guerra.
 
O diretor Alexandre Moors, como em seu impressionante primeiro filme “Blue Caprice” (Sundance 2013), volta a impactar com um enigmático, mas inflexível drama sobre os custos da guerra, tanto para aqueles que lutam como para aqueles que ficam para trás.
 
No centro do filme, Ehrenreich tem um desempenho surpreendente, ao mesmo tempo, com dureza e vulnerabilidade, revelando uma batalha interior entre os códigos divergentes de silêncio e amizade.
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar