VIDA EM FAMÍLIA
     
 

PUBLICADA EM 26.01.17

Myrna Silveira Brandão

“My Family Life”, de Nana Ekvtimishvili é um dos destaques da Mostra Cinema Mundial.

O filme  é um dos concorrentes do brasileiro “Não Devore meu Coração”, de Felipe Bragança, representante do Brasil nesta 33ª edição do Festival de Sundance.  
 
O filme de Ekvtimishvili teve sua sessão de gala no Prospector, um tradicional cinema de Park City, o resort que todo janeiro se torna palco do cinema independente.
 
Ambientado em uma sociedade patriarcal, o filme segue uma família georgiana comum que vive com três gerações em um mesmo teto.  Todos ficam chocados quando Manana,  decide sair da casa de seus pais e morar sozinha. Sem sua família e seu marido, ela inicia uma viagem ao desconhecido.
 
Manana é interpretada por Ia Shugliashvili e no elenco também estão Merab Ninidze (Soso), Berta Khapava (Lamara), Tsisia Qumsishvili (Nino), Giorgi Khurtsilava (Vakho), Giorgi Tabidze (Lasha) e  Goven Cheishvili (Ota).
 
Tudo começa quando a  família e amigos se reúnem em um apartamento em Tbilisi justamente para comemorar o 52º  aniversário de Manana. Ela arruma calmamente uma mala e, para o espanto de seus convidados, anuncia que está indo embora.
 
Professora de literatura e casada com Soso durante 30 anos, Manana compartilhava  um apartamento de três quartos com o marido,  os pais dele, dois filhos crescidos e o genro.
 
O festival descreve o filme como uma joia.  Silenciosamente engraçado, profundamente observador e possuidor de um espírito compassivo, a história mergulha no caos de três gerações coexistindo dentro de uma mesma casa.
 
A diretora, nascida na Georgia,  evita cair no  melodrama e busca centrar a alma sublime do filme em Manana.  Suportando as opressões mesquinhas da família e de uma sociedade patriarcal por décadas, a personagem decide que chegou a hora de exercer sua  liberdade pessoal. 
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar