O PODER DA ÁGUA
     
 

PUBLICADA EM 27.01.17

Carlos Augusto Brandão

Depois do sucesso de “Roman Polanski: Procurado e Desejado” em 2012, Marina Zenovich está de volta ao Sundance.

“Water & Power: A Califórnia Heist”, seu novo trabalho, foi selecionado para a mostra competitiva Documentário Americano
 
O filme –  mostrado no horário nobre de 9:15 PM no Temple Theater, auditório do festival destinado ao formato – denuncia as alarmantes façanhas dos mais notáveis barões da Califórnia, que lucram com o recurso do estado, enquanto cidadãos comuns, cidades não incorporadas e pequenos agricultores sofrem debilitantes crises de água.
 
À medida que a divisão entre os que têm água e os que não têm cresce, enfrentamos uma realidade humilhante: a água é o novo petróleo e o fato de se tornar menos acessível, está crescendo rapidamente.
 
A investigação realizada para fazer o filme, revela a corrupção de alto nível por trás da crise da água de longa data da Califórnia.  Uma vasta cinematografia da paisagem árida e seca da Califórnia dá uma ideia perfeita do que significa a luta pela água.
 
Vemos as colheitas de luxo, como as amêndoas, em ascensão e a contaminação, cada vez maior, das águas subterrâneas prejudicando as negociações para dirimir  os custos humanos e ambientais.
 
Zenovich retorna ao festival de cinema de Sundance com este documentário ousado e extremamente e oportuno, levando-nos a conhecer  a verdadeira realidade das  pequenas cidades da Califórnia, onde pagar água é a norma e trazendo à tona a crescente divisão entre os que têm e os que não têm o precioso líquido.
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar