SUNDANCE / 2017 ANUNCIA VENCEDORES
     
 

PUBLICADA EM 29.01.17

Myrna Silveira Brandão

O Festival de Sundance anunciou ontem à noite (28.01.17) os vencedores dos troféus independentes de sua 33ª edição.

A cerimônia começou com uma referência ao decreto anti-imigração do presidente Donald Trump contra sete países de maioria muçulmana.  Keri Putnam, diretora executiva do festival, saudou os artistas de maioria muçulmana que compareceram neste ano ao festival.
 
“I Don’t Feel at Home in This World Anymore”, primeiro filme dirigido pelo ator Macon Blair ganhou o  Grande Prêmio do Júri da mostra dramática americana.  O filme segue um fã de heavy metal de artes marciais (Elijah Wood), vizinho de uma enfermeira (Melanie Lynskey), que não aguenta mais a maldade das pessoas e fica mal quando roubam sua casa. 
 
Seguindo a linha dos indies, o filme – que era um dos favoritos e tinha tido uma ótima receptividade –  é uma comédia de humor negro no estilo Quentin Tarantino e Irmãos Coen.
 
“Dina”, de Dan Sickles e Antonio Santini, ganhou o Grande Prêmio do Júri da Mostra Americana de Documentários.  Muito aplaudido por sua abordagem original e humanista, que celebra as diferenças, o filme – que conquistou crítica e público –  apresenta um retrato nada convencional entre dois personagens considerados diferentes desde a infância: um casal de autistas.
 
O Prêmio do Júri da competitiva dramática para filmes estrangeiros (Cinema Mundial) – mostra na qual competia o brasileiro “Não Devore meu Coração”, de Felipe Bragança –  foi para “The Nile Hilton Incident”, do sueco Tarik Saleh.
 
Já na competitiva de documentários para filmes estrangeiros  (Documentário Mundial) o Prêmio do Júri foi para “Last Men in Aleppo”, de Firas Fayad, sobre os voluntários nos resgates na Síria.
 
O Prêmio Alfred P. Sloan – para trabalho inovador – foi para Marjorie Prime, de Michael Almereyeda
 
Prêmios de Audiência
 
Para Mostra Americana de Documentário – “Chasing Coral”, de Jeff Orlowsk
 
Para Mostra Americana de Drama – “Crown Heights”, de Matt Ruskin
 
Para Mostra Mundial de Documentários – “Joshua: Teenager vs. Superpower”, de Joe Piscatella
 
Para Mostra Mundial de Drama – “Sueno en Otro Idioma”, de Ernesto Contreras
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar