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PUBLICADA EM 14.04.17
Carlos Augusto Brandão
O Festival de Cannes anunciou a programação de sua 70ª edição que vai de 17 a 28 de maio na Riviera francesa
O cineasta espanhol Pedro Almodóvar (foto) – que já concorreu cinco vezes, mas nunca levou a Palma de Ouro – é o Presidente do Júri da mostra oficial.
Na mostra, o alemão Michael Haneke compete pela sétima vez, com o drama de refugiados ”Happy End”. Também retornam ao festival os franceses François Ozon e Michel Hazanavicius (este diretor de O Artista), respectivamente com “L’amant Double” e Redoutable, cinebiografia sobre o cineasta Jean-Luc-Godard, que é interpretado por Louis Garrel.
Na delegação americana, os destaques são Sofia Coppola com o drama feminino “O Enganado”, e Todd Haynes com “Sem Fôlego”.
Cannes exibirá os dois primeiros episódios da nova “Twin Peaks”, de David Lynch e de toda a segunda temporada de “Top of the Lake”, de Jane Campion
Brasileiros
Fora da competição oficial, o Brasil está representado por dois curtas-metragens, “Vazio do lado de Fora”, de Eduardo Brandão Pinto, na Cinéfondation e “Nada”, de Gabriel Martins, na paralela Quinzena dos Realizados; o longa “Gabriel e a Montanha”, de Fellipe Barbosa, será exibido na Semana da Crítica.
Novas Tecnologias ampliam o leque de captação das imagens
Coerente com os novos tempos, o festival incluiu na programação uma experiência com realidade virtual – Carne y Arena, curta de seis minutos dirigido por Alejandro Iñarritu e Emmanuel Lubezki – e selecionou para a competição dois títulos produzidos pela Netflix – Okja, do sul-coreano Bong Joon Ho e The Meyerowitz Stories, do norte-americano Noah Baumbach.
O festival contava que os filmes fossem exibidos nos cinemas. Mas a Netflix anunciou que não mudará sua plataforma, mesmo que os filmes sejam premiados com a Palma, já que eles não se destinam ao cinema.
Relação dos títulos que concorrem à Palma de Ouro
120 Beats per Minute, de Robin Campillo (França)
O Enganado, de Sofia Coppola (EUA)
The Day After, de Hong Sangsoo (Coreia do Sul)
A Gentile Creature, de Sergei Loznitsa (França)
Good Time, de Benny Safdie & Josh Safdie (EUA)
Happy End, de Michael Haneke (França / Alemanha / Áustria)
In the Fade, de Fatih Akin (Alemanha)
Jupiter’s Moon, de Kornél Mundruczó (Hungria)
The Killing of a Sacred Deer, de Y. Lanthimos (EUA / Reino Unido)
L’Amant Double, de François Ozon (França)
Le Redoutable, de Michel Hazanvicius (França)
Loveless, de Andrey Zvyagintsev (França / Rússia)
The Meyerowitz Stories, de Noah Baumbach (EUA)
Okja, de Bong Joon-Ho (Coréia do Sul / EUA)
Radiance, de Naomi Kawase (Japão / França)
Rodin, de Jacques Doillon (França / Bélgica)
Sem Fôlego, de Todd Haynes (EUA)
You Were Never Really Here, de Lynne Ramsay (EUA / França)
The Square, de Ruben Östlund
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