ARNAUD DESPLECHIN ABRE CANNES / 2017
     
 

PUBLICADA EM 17.05.17

Myrna Silveira Brandão

“Les Fantômes d’Ismaël", de Arnaud Desplechin, abriu fora de concurso a comemorativa 70ª edição do Festival de Cannes.

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar – que já concorreu cinco vezes, mas nunca levou a Palma de Ouro – é o Presidente do Júri da mostra oficial.
 
Nascido em Roubaix, Desplechin é muito conhecido por “Três Lembranças da minha Juventude” (2015) e “Reis e Rainhas” (2002)
 
Seu novo filme, que é estrelado por Marion Cotillard, Charlotte Gainsbourg, Louis Garrel e Mathieu Amalric, tem um roteiro calcado na metalinguagem.
 
A história narra os efeitos que o regresso de Carlotta (Cotillard), uma mulher dada como morta por duas décadas, causa sobre seus entes queridos.
 
Durante 20 anos, seu marido, o cineasta Ismael (Amalric, uma espécie de alter ego de Desplechin, de quem é ator fetiche) acreditou que era viúvo, certo que Carlotta havia morrido.
 
Ele arruma até outra namorada, Sylvia, vivida por Gainsbourg, por quem se apaixona. Quando Ismael inicia um delicado filme de espionagem sobre o herói Ivan Dédalus (Garrel), Carlotta volta levando-o a rever um passado de dor e o jogando numa  profunda crise de identidade e de criação.  
 
O filme foi mostrado na versão do produtor, com 20 minutos a menos (1h50).  O próprio Desplechin fez o corte, mas já garantiu que a sua versão, com 2h10 será a lançada nos EUA e em salas de arte da França.
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar