O TEMA RECORRENTE DE KIKO GOIFMAN E CLÁUDIA PRISCILA
     
 

PUBLICADA EM 19.12.17

Carlos Augusto Brandão

Bixa Travesty, dos brasileiros Kiko Goifman e Cláudia Priscila estará no Festival de Berlim.

Ele é um dos filmes selecionados para a Mostra Panorama do evento,  entre os onze títulos  já anunciados.
 
Tendo como atriz a cantora transexual Linn da Quebrada, o filme trata da “política do corpo”, que engloba o tema deste ano da Mostra – “Desobediência – Política do Corpo e Resistência ao Machismo”.
 
Linn da Quebrada é a força motriz desse documentário que a captura em sua esfera pública e privada, ambas marcadas não só por sua presença de palco acachapante, mas também por sua incessante luta pela desconstrução de estereótipos de gênero, classe e raça.
 
Os diretores estão de volta ao festival depois do “Olhe pra mim de novo”, na Panorama Documenta – 62ª edição (2012) e em 2006 – Claudia com Sexo e Claustro (Panorama de Curtas) e Kiko com Atos dos Homens (Fórum). 
 
Ambos têm centrado sua obra no tema da diversidade, que procura suscitar debate e reflexão sobre o tema  e que vem de encontro ao viés da mostra deste ano e também a Berlim, uma cidade que respeita o outro e é um lugar onde a diversidade é vista com bons olhos.  “Olhe pra mim de novo”, que foi muito bem recebido no festival,  é também  sobre um transexual, Sylvio Luccio, formado em letras e funcionário público no Ceará.
 
“ Nossas escolhas tem girado em torno de questões como preconceito, genética, maternidade, todas muito fortes no filme. Assim como eu, a  Cláudia sempre se interessou por temáticas ligadas ao corpo e à sexualidade”, afirma Kiko.
 
Outro brasileiro na Panorama nesta edição  é Ex-Pajé ou Ex-Xamã, de Luiz Bolognesi, sobre um indígena vivendo na bacia Amazônica.
 
A produção alemã Zentralflughafen THF (Aeroporto Central de Tempelhof) dirigido pelo cineasta cearense Karim Ainouz, de origem argelina é também um dos títulos selecionados para a Panorama 2018.
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar