FILME SOBRE O BUTÃO EMOCIONA SUNDANCE
     
 

PUBLICADA EM 20.01.14

Carlos Augusto Brandão

Happiness concorre na Mostra Documentário Mundial

 
Happiness, de Thomas Balmès, foi o destaque ontem  da mostra competitiva Documentário Mundial do Festival de Sundance, onde o filme foi muito aplaudido  na sessão de lançamento. 
 
A história tocante é ambientada no ano de 1999, quando o  Rei Jigme Wangchuck aprovou o uso de televisão e Internet em todo o Butão, assegurando ao povo que o  rápido desenvolvimento era sinônimo da  “Felicidade Nacional Bruta” do seu país, um termo que ele mesmo criou.
 
O filme começa no fim do processo quando Laya, o último vilarejo remanescente no Reino do Himalaia, se enche de estradas, eletricidade e televisão a cabo.
 
Durante uma viagem de três dias dos arredores de Laya até a movimentada capital de Thimphu, os espectadores acompanham a mudança que começa a ocorrer, através dos olhos de um menino de oito anos de idade e sua impaciência em adquirir um aparelho de televisão.
 
É nesse local que o jovem descobrirá, pela primeira vez, carros, banheiros, luzes coloridas de clubes e outros elementos da vida moderna.
 
Ao mostrar a sedução que a tecnologia pode causar nas pessoas – bem como o seu rápido estabelecimento alterando rapidamente um antigo estilo de vida  –  o diretor, através de um olhar observador,  ressalta como podem ser também complicados e amargos os efeitos do progresso.
 
Happiness, de 80 minutos e a cores,  é uma produção da França / Finlândia e foi exibido com subtítulos em inglês.
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar