BERLIM 2018 ESTENDE TAPETE VERMELHO
     
 

PUBLICADA EM 14.02.18

Myrna Silveira Brandão

O Festival de Berlim dá início amanhã à sua maratona cinematográfica, que está completando sua 68ª edição.

Considerado um dos eventos da área mais importantes do mundo, a Berlinale apresentará cerca de 400 títulos (de curta, média e longas-metragens), além de debates, seminários e retrospectivas.
 
“Isle of Dogs”, animação de Wes Anderson, será o filme de abertura. A trama segue um garoto de 12 anos em busca de seu cão,  que tinha sido raptado e levado para uma ilha-lixão. 
 
Ao fazer o anúncio, Dieter Kosslick, diretor do evento, lembrou que será a primeira vez que uma animação abre o festival.
 
“É um filme que vai cativar os corações do público com o charme de Wes Anderson”, complementou Kosslick. 
 
Anderson volta a abrir o festival, que em 2014 deu partida com “O Grande Hotel Budapeste”, dirigido por ele.
 
A Berlinale encerra no dia 25, quando será reprisado o filme vencedor do Urso de Ouro, conhecido na véspera.
 
Participação Brasileira
 
Além da presença de Padilha na mostra oficial do festival, o Brasil terá uma significativa participação em várias outras mostras.
 
Quatro títulos marcam presença na Panorama,  a paralela mais prestigiada da Berlinale:
 
“Tinta Bruta”, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, que segue um jovem em meio a um processo criminal; “Bixa Travesty”, de Claudia Priscilla e Kiko Goifman sobre a cantora transexual paulista Linn da Quebrada;  “Ex-Pajé”, de Luiz Bolognesi, história de Perpera, um índio Paiter Suruí; e “O Processo”, documentário de Maria Ramos, uma coprodução Brasil / Alemanha / Holanda, que retrata os bastidores que levaram ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
 
O diretor brasileiro-argelino Karim Aïnouz também integra a mostra com “Aeroporto Central”, uma coprodução da Alemanha, França e Brasil.
 
Na Generation – mostra destinada ao público infanto-juvenil – será mostrado “Unicórnio”, de Eduardo Nunes.  O filme, que teve estreia nacional no último Festival do Rio, é uma adaptação da obra da escritora Hilda Hilst.
 
A participação brasileira acontece ainda na Berlinale Shorts, com os curtas-metragens “Alma Bandida”, de Marco Antônio Pereira; “Terremoto Santo”, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca; e “Russa”,   coprodução com Portugal de João Salaviza e Ricardo Alves Jr..
 
Na seção Fórum Expanded será mostrado “Eu sou o Rio”, de Gabraz Sanna e Anne Santos.
 
Mostra  oficial
 
A seção  mais importante do festival –  cujo júri será presidido pelo diretor, roteirista, produtor e compositor Tom Tykwer – exibirá um total de 24 filmes, 19 em competição.
 
Entre os destaques que concorrem ao Urso de Ouro estão o musical “Season of the Devil”, do filipino Lav Diaz; o suspense “Eva”, do francês Benoît Jacquot; “Don’t Worry, He Won’t Get Far on Foot”, do americano Gus Van Sant; e “Museo”, do mexicano Alonso Ruiz Palacios, estrelado por Gael García Bernal.
 
De certa forma, o Brasil está representado na competição ao Urso por “Las Herederas”, primeiro longa-metragem do paraguaio Marcelo Martinessi, uma coprodução Paraguai / Alemanha / Brasil / Uruguai / Noruega /  França. 
 
Na mostra oficial fora de competição, os mais aguardados são os novos filmes de Steven Soderbergh (“Unsane”) e do brasileiro José Padilha – “7 Days in Entebbe – uma coprodução UK / EUA, que recria o salvamento dos reféns após o sequestro de um voo da Air France e seu pouso forçado em Uganda, ocorrido em 1976.
 
Panorama
 
A mostra, que tem a característica de selecionar filmes de cunho social e originais apresentará  47 filmes de 40 países. Além da expressiva participação brasileira, outros destaques da mostra incluem: “Human, Space, Time and Human”, do coreano Kim Ki-duk; e “Summer”, do japonês Kiyoshi Kurosawa.
 
Fórum
 
Com o lema “No Reino da Perfeição”, a Fórum, que está em sua 48ª edição, apresentará 44 filmes e  já aponta alguns destaques:   “Grass”, do coreano Hong Sangsoo, história melancólica em torno de convidados em um pequeno café; “Dia da Vitória”, do ucraniano Sergei Loznitsa, sobre as multidões que se reúnem anualmente no dia 9 de maio, no Memorial da Guerra Soviética/Alemã em Berlim-Trepto; e “Infinite Footbal”, do ótimo romeno Corneliu Porumboiu,  um olhar peculiar no mundo do esporte.
 
Retrospectivas
 
A tradicional Retrospectiva se concentrará na era de Weimar, uma das fases mais produtivas e influentes do cinema alemão. Será apresentado um total de 28 programas incluindo dramas, documentários e curtas-metragens entre  os anos de 1918 a 1933.
 
Na Mostra Berlinale Classics acontecerá o relançamento de sete filmes após terem sido restaurados digitalmente. Entre os destaques:  “Limite de Segurança”, de Sidney Lumet (1964); “Asas do Desejo”, de Wim Wenders (1987); e “Quando Voam as Cegonhas”, de Mikhail Kalatozov (1957).
  
FILMES DA MOSTRA OFICIAL
 
3 Days in Quiberon, de Emily Atef – Alemanha / Áustria / França
7 Days in Entebbe, de José Padilha – EUA / UK – fora de competição
Ága, de Milko Lazarov – Bulgária / Alemanha / França – fora de competição
Season of the Devil, de Lav Diaz – Filipinas
Black 47, de Lance Daly – Irlanda / Luxemburgo – fora de competição
Damsel, de David Zellner e Nathan Zellner – EUA 
Don’t Worry, He Won’t Get Far on Foot, de Gus Van Sant – EUA
Dovlatov, de Alexey German Jr. – Federação Russa / Polônia / Sérvia
Eldorado, de Markus Imhoof – Suíça / Alemanha – documentário – fora de competição
Eva, de Benoit Jacquot – França
Figlia Mia, de Laura Bispuri – Itália / Alemanha / Suíça
Las Herederas, de Marcelo Martinessi – Paraguai / Alemanha / Uruguai / Noruega / Brasil / França – primeiro longa
In the Aisles, de Thomas Stuber – Alemanha
Isle of Dogs, de Wes Anderson – UK / Alemanha / animação
Pig, de Mani Haghighi – Iran
My Brother’s Name is Robert and He is an Idiot, de Philip Gröning – Alemanha / França / Suíça
Museo, de Alonso Ruiz Palacios – México
La Prière, de Cédric Kahn – França
The Real Estate, de Mans Mansson e Axel Petersen – Suécia / UK
Touch Me Not, de Adina Pintilie – Romênia / Alemanha / República Tcheca / Bulgária / França – primeiro longa-metram
Transit, de Christian Petzold – Alemanha / França
Mug, de Malgorzata Szumowska – Polônia
Unsane, de Steven Soderbergh – EUA – fora de competição
U – July 22), de Erik Poppe –  Noruega 
 

 

 

 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar