ANDERSON EXPLICA A INSPIRAÇÃO PARA SEU NOVO FILME
     
 

PUBLICADA EM 15.02.18

Myrna Silveira Brandão

A 68ª edição do Festival de Berlim começa hoje com “Isle of Dogs”, animação de Wes Anderson que abre o evento

Na apresentação do filme, Dieter Kosslick, diretor do festival, lembrou que é a primeira vez que um desenho animado abre o evento.
 
“É um filme que vai cativar os corações do público com o charme de Wes Anderson”, disse Kosslick. 
 
O desenho animado segue um garoto de 12 anos em busca de seu cão, que tinha sido raptado e levado para uma ilha-lixão. 
 
Anderson convidou um elenco de peso para fazer as vozes do filme que, entre outros, inclui: Edward Norton, Bill Murray, Jeff Goldblum, Scarlett Johansson, Greta Gerwig, Harvey Keitel, Frances McDormand, Yoko Ono e Koyu Rankin, dublando o protagonista.  
 
É a segunda vez que o diretor americano abre a Berlinale, que em 2014 teve início com “O Grande Hotel Budapeste”, dirigido por ele.
 
A sessão de gala de “Isle of Dogs”, no Palácio dos Festivais, que acontece à noite, foi antecedida de uma prévia para a imprensa e uma coletiva com o diretor e a equipe do filme.
 
Anderson contou que as primeiras influências para realizar o filme foram Akira Kurosawa e Rankin-Bass Christmas, famosos especiais de Natal da tevê americana.  
 
“Quando era criança, eu gostava desses programas natalinos, principalmente os feitos por  Ray Harryhausen  (especialista em stop motion, onde os modelos são fotografados quadro a quadro), revelou o cineasta, ressalvando que a grande influência, no entanto, foi o diretor japonês.
 
“Na verdade, meu novo filme é mais inspirado em Kurosawa do que nos filmes do gênero”, complementou Anderson, que está voltando à tela grande após um hiato de quatro anos.
 
Essa é sua segunda animação, após O “Fantástico Senhor Raposo” (2009) que foi um sucesso e indicado ao Oscar naquele ano.
 
Júri oficial
 
Pela manhã, como é praxe no festival, o diretor, roteirista e produtor Tom Tykwer – Presidente do Júri da mostra oficial – fez a apresentação do seu diversificado e eclético grupo de jurados formado pela atriz e fotógrafa Cécile de France (Bélgica), a produtora Adele Romanski (EUA), o compositor Ryüichi Sakamoto (Japão), e a Crítica de cinema Stephanie Zacharek (EUA).
 
Tykwer lembrou que seis áreas diferentes relacionadas ao cinema estão representadas no Júri Internacional que indicará os vencedores dos Ursos de Ouro e Prata da edição 2018 do festival.
 
Berlinale mantém o tom político
 
Além de focar parte de sua programação nas turbulências e conflitos do mundo atual, a questão do assédio sexual também chegou  ao festival, conhecido por seu viés político / social.
 
Na conferência de imprensa de apresentação do programa oficial, Kosslick revelou que alguns filmes foram desqualificados da seleção – sem indicar quais– devido a terem no seu elenco atores que já confessaram ter cometido atos de assédio sexual no passado.
 
O festival também colocou à disposição dos convidados, de forma gratuita e anônima, o programa No to Discrimination, um conjunto de centros de aconselhamento para quem queira partilhar ou denunciar suas históri

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar