UM ESTRANHO NO LAGO É MOSTRADO EM SUNDANCE
     
 

PUBLICADA EM 25.01.14

Myrna Silveira Brandão

Prêmio de melhor diretor da Mostra Um Certain Regard em Cannes 2013, filme participa na Mostra Spotlight do festival independente

L’ Unconnu  du Lac, de Alain Guiraudie, que ganhou o prêmio de melhor diretor da Mostra Un Certain Regard em Cannes, foi muito bem recebido pelo público independente na 30ª edição do Festival de Sundance na Mostra Spotlight que tem por slogan “o cinema que amamos”.
 
O thriller segue Franck, (Pierre de Ladonchamps), um jovem bonitão que frequenta uma praia oficial de nudismo masculino.  Ele chama atenção do corpulento  Henri (Patrick d’ Assumpção), mas  se apaixona por Michel (Christophe Paou).
 
A atração é mútua e complicada, incluindo alguns tipos ciumentos. Daí em diante o filme adquire um clima de suspense, na medida em que o aparecimento de um cadáver misterioso coloca inúmeras perguntas para serem respondidas.
 
Desde 2001 com a surpreendente estreia de Ce Vieux Rêve qui Bouge (Este velho sonho que se movimenta) – sobre as condições dos homossexuais no meio operário –  Guiraudie mostrou que é um diretor que veio para  remar contra as tendências. Embora não seja muito conhecido a não ser por um grupo ainda pequeno de fiéis admiradores, ele vem se tornando uma voz inovadora e surreal no cinema europeu independente.
 
Guiraudie reconhece que se inspirou em pessoas reais para criar os personagens.
 
“Franck, o personagem principal, é inspirado por alguém que conheço bem e ele também tem um pouco de mim mesmo, eu acho.  Henri também é baseado numa pessoa real, mas eu o criei dentro de um clima mais amplo, numa situação de desespero. Michel, um misto de divindade do lago e amante moderno,  é produto da minha imaginação”, conta o diretor explicando como escolheu a locação para as filmagens.    
 
“Eu queria fazer um filme ambientado na natureza,  queria floresta, céu, água, terra, esses elementos naturais tinham que estar lá. Poderia ter escolhido uma praia, mas é uma paisagem onde o horizonte é distante, no lago ele é mais próximo do olhar.  Mas quando escrevi o roteiro, tinha um local muito específico em mente. Era uma área perto de um lago que eu conhecia e onde o filme foi locado”, afirma.
 
Para Guiraudie, seu filme não é uma história especificamente sobre gays. 
 
“Eu acho que é fundamentalmente uma história sobre homens. Eu pensei em rodar o filme em um ambiente heterossexual, mas não funcionou.  O que acontece é que homens e mulheres são diferentes e o fato de que um homem está apaixonado por Michel os torna iguais. Não estou querendo aprofundar ou intelectualizar as coisas, mas a homossexualidade funciona no nível da igualdade”, atesta acrescentando que não tem certeza se houve influências literárias ou cinematográficas diretas na história.
 
“Na verdade, se houve alguma  influência,  ainda que meio distante,  pode ter sido o filme  Night of The Hunter (O Mensageiro do Diabo), de Charles Laughton”, complementa.
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar