CLOONEY NO FESTIVAL DE BERLIM
     
 

PUBLICADA EM 08.11.13

Carlos Augusto Brandão

A 64ª edição do Festival de Berlim (06 a 16.02) apresentará, em sua mostra oficial, The Monuments Men, de George Clooney.

 
Ao fazer o anúncio, Dieter Kosslick , diretor da Berlinale, destacou a importância da realização desse filme.
 
“Mais de cinco milhões de bens culturais foram roubados pelos nazistas e  devolvidos aos seus países de origem  nos anos seguintes à Segunda  Guerra Mundial.  Como demonstram as recentes descobertas em Munique, o roubo de arte continua sendo tão frequente como naquela época. The Monuments Men finalmente dá a esse assunto pouco conhecido uma amplitude mundial”, ressaltou  Kosslick.
 
The Monuments Men aborda um assunto que ressurgiu com a descoberta de 1.400 objetos de arte num apartamento em Munique.  A coleção inclui obras primas de nomes como Marc Chagall, Max Liebermann, Edward Munch, Emil Nolde e Albrecht Durer. Mas ainda faltam serem encontrados milhares de bens culturais e documentos que valem bilhões de dólares.
 
The Monuments Men, coprodução alemã-americana,  é baseado numa história real e focaliza um grupo incomum de investigadores na Segunda Guerra Mundial, criado pelos aliados, para ir à Alemanha resgatar obras artísticas e retorná-las aos seus proprietários legítimos.
 
A missão foi considerada quase impossível: com a arte aprisionada atrás das linhas inimigas e o exército alemão com ordens de destruir qualquer coisa se o Reich caísse, como poderiam esses camaradas – diretores de museu, curadores e historiadores de arte – ter esperanças de serem  bem sucedidos?
 
Mas  os “Homens Monumentos” –  como foram  chamados – se viram numa corrida contra o tempo para evitar a destruição de mil anos de cultura e  arriscaram  suas vidas para proteger e defender algumas das maiores obras da humanidade.
 
O filme é baseado no livro de Robert M. Edsel e Bret Witter e é produzido por Grant Heslov e o próprio  Clooney, que conseguiu reunir um elenco estelar em seu novo trabalho: Matt Damon, Bill Murray, John Goodman, Jean Dujardin, Bob Balaban, Hugh Bonneville e Cate Blanchett.   
 
Produtor, ator, diretor e duas vezes ganhador do Oscar, Clooney tem participado com frequência da Berlinale.  The Monuments Men marca sua segunda aparição como diretor na mostra oficial após Confissões de uma Mente Perigosa (2003).
 
Conforme já previamente anunciado, The Grand Budapest Hotel, de Wes Anderson, será o filme de abertura do festival, que deverá divulgar sua programação completa até o final do ano.
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar