BERLINALE DIVULGA JÚRI DA MOSTRA OFICIAL
     
 

PUBLICADA EM 14.01.14

Myrna Silveira Brandão

Foram escolhidos os nomes que julgarão os filmes que concorrem aos Ursos de Ouro e Prata na 64ª edição do Festival de Berlim.

O júri será presidido por James Schamus, premiado produtor de filmes, entre eles Brokeback Mountain e outros de Ang Lee, incluindo Banquete de Casamento, que ganhou o Urso de Ouro em 1993. Ele é também professor na Universidade de Columbia, onde dá aulas de História e Teoria do Cinema.
 
Os demais membros, no total de sete, que farão parte do júri de Schamus são:
 
A americana Barbara Broccoli, filha do produtor Albert Broccoli, cresceu praticamente nos sets, onde teve as primeiras experiências de assistente de diretor em filmes como Na Mira dos Assassinos e Permissão para Matar. É  produtora de inúmeros filmes da série 007 – James Bond.
 
A dinamarquesa Trine Dyrholm, atriz de filmes como Além do Desejo, de Pernille Fischer Christensen e, mais recentemente, O Amante da Rainha, de Nikolaj Arcel. Ela também pode ser vista na série de televisão The Legacy.
 
A diretora iraniana Mitra Farahani.  Nascida em Teerã, ela agora vive em Paris. Estudou arte gráfica e pintura no Irã antes de fazer cursos de cinema na França. Seu primeiro documentário, o curta-metragem Just a Woman ganhou o Teddy Award na Berlinale 2001.  Paralelamente, Mitra é também artista plástica com viés realista da mesma forma que  busca em seus trabalhos no cinema.
 
Greta Gerwig teve sua primeira vez na Berlinale atuando em O Solteirão, de Noah Baumbach, selecionado para a mostra competitiva da Berlinale em 2010  Mais recentemente ela pode ser vista na comédia Frances Ha e pelo papel ganhou o Globo de Ouro. Gerwig vem trabalhando com grandes diretores como Woody Allen (Para Roma, com Amor) e Whit Stillman (Descobrindo o Amor).
 
Michel Gondry. O director francês começou sua carreira na televisão e vídeos musicais para artistas como Rolling Stones e Björk.  Ganhou o Oscar por Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças. Gondry está nesta edição da Berlinale na Mostra Panorama com Is the Man Who is Tall Happy?.
 
Tony Leung é um dos atores mais populares da China. Realizou vários trabalhos em colaboração com Wong Kar Wai como Happy Together, Chungking Express e mais recentemente The Grandmaster, que abriu a Berlinale 2013. Em 2000 foi melhor ator em Cannes pelo seu papel em In the Mood for Love.
 
Christoph Waltz, ator austríaco. Duas vezes ganhador do Oscar, Waltz começou sua carreira no teatro e depois na televisão. No cinema um de seus papeis mais famosos foi com Quentin Tarantino em Bastardos Inglórios, que lhe deu o primeiro prêmio da Academia. E foi também com Tarantino que ele conquistou o segundo Oscar com Django. 
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar