BERLIM ANUNCIA TÍTULOS DA MOSTRA NATIVA
     
 

PUBLICADA EM 16.01.14

Carlos Augusto Brandão

O Festival de Berlim (06 a 16.02) divulgou os filmes que integram a Berlinale Nativa – A Jornada Continua.

A mostra é  voltada para o cinema histórico, cultural, político, étnico, artístico e econômico das culturas indígenas.
 
“Após o sucesso do cinema nativo no seu primeiro ano, eu fico feliz que a Berlinale continue  no seu engajamento com o cinema indígena. Nativo também será uma série especial da Berlinale, no futuro”,  disse Kosslick, diretor do festival.
 
O Brasil marca presença com Terra Vermelha  (La terra degli uomini Rossi – A terra dos homens vermelhos, em tradução literal),  do diretor ítalo-chileno  Marco Bechis (Garage Olimpo, 1999)  – Brasil / Itália 2008.  O filme é roteirizado pelo paulista Luiz Bolognesi (Bicho de Sete Cabeças).
 
Inspirado em fatos reais, Terra Vermelha é um filme sobre o conflito de terra entre indígenas Guarani Kaiowá e latifundiários na região de Dourados, Mato Grosso do Sul.  Para além do tema central, que é a questão da terra, o filme discute aspectos como o suicídio e alcoolismo entre os indígenas, relação de poder e o estereótipo em torno deles.
 
Os personagens Guarani Kaiowá são interpretados pelos próprios indígenas e no elenco estão atores brasileiros como Leonardo Medeiros e Matheus Nachtergaele. O filme é inspirado em fatos reais e concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza 2008.
 
A história gira em torno do seguinte aspecto: no seu esforço para evitar expulsão e impedir a destruição de sua terra natal na floresta brasileira, o povo Guarani-Kaiowà ocupou uma fazenda de um rico proprietário. Ao fazê-lo, eles esperam poder recuperar sua história e seu direito de autodeterminação.
 
Outro destaque da Mostra é Utu Redux, de Geoff Murphy  (Nova Zelândia)  – 1983 / 2013 – sobre o povo Maori e a luta contra os ingleses para garantir suas terras.
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar