BRASIL NA MOSTRA FÓRUM DE BERLIM
     
 

PUBLICADA EM 17.01.14

Carlos Augusto Brandão

O Festival de Berlim (06 a 16.02) anunciou que Castanha, do brasileiro Davi Pretto, foi selecionado para a Mostra Fórum.

O filme de Pretto segue João, um ator de 50 anos que mora com sua mãe Celina, de 72 anos.  Ele passa seu tempo entre seu trabalho à noite como um travesti em pequenos bares gays, em trabalhos menores e shows de tevê, filmes e peças de teatro.  Atormentado e perseguido por fantasmas do passado, João começa a encarar a realidade na qual vive, contraposta com a ficção que ele está interpretando.
 
Castanha é  mais um filme brasileiro na Berlinale, depois do anúncio que Praia do Futuro, de Karim Aïnouz concorrerá ao Urso de Ouro e que Hoje eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro e O Homem das Multidões, de Marcelo Gomes e Cao Guimarãeds estarão na Panorama.
 
Outro destaque da Fórum – que apresentará 28 filmes – é The Second Game, do conhecido diretor romeno Corneliu Porumboiu. Junto com seu pai, que trabalhou como juiz de futebol durante o regime de Ceausescu, Porumboiu faz comentários em torno de um material gravado em VHS de um jogo entre os times Dinamo e Steaua.
 
A Fórum é uma prestigiada paralela do festival composta por filmes que desafiam convenções e retratam situações afetadas pela turbulência do mundo atual.  Amarelo Manga, de Cláudio Assis foi um dos filmes premiados na Mostra com o troféu da Confederação das Artes em 2003.
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar