Festivais - FILME COM TOM HANKS ABRIRÁ FESTIVAL DE NOVA YORK
     
 

31.07.13

Myrna Silveira Brandão

Captain Phillips, de Paul Greengrass, terá sua première mundial como o filme de abertura do Festival de Nova York (27.09 a 13.10), que está na sua 51ª edição.

O novo filme do diretor americano – que retorna ao NYFF, onde esteve em 2002 com Domingo Sangrento –  é um thriller de ação, ancorado num excelente desempenho de Hanks, vivendo o personagem título. 
A história focaliza a relação entre o comandante do Alabama capitão Richard Phillips e Muse, seu adversário somaliano.   Locado na costa da Somália mostra a colisão inevitável de dois homens que se defrontam com forças econômicas fora do seu controle.
Ao manifestar sua satisfação em dar as boas vindas a Greengrass, Kent Jones, novo diretor do festival, disse que o filme é uma experiência única.
“Neste ponto de sua carreira, Paul Greengrass – que  se transformou num mestre em mergulhar na realidade em narrativas na área de conflitos geopolíticos –  aborda o sequestro em 2009 do navio de carga Maersk Alabama por piratas da Somália.  Eu estou orgulhoso  que este filme de ação, um verdadeiro  thriller da vida real, esteja abrindo a 51ª edição do festival”, declarou.
 
“O filme é, através das lentes de Greengrass, um tenso filme de ação e um retrato complexo dos milhares de efeitos da globalização”, completou Jones, em seu primeiro ano à frente do NYFF,  após substituir Richard Peña que dirigiu o evento por 25 anos.
Com o roteiro de Billy Ray, Captain Phillips é baseado no livro, A Captain’s Duty: Somali Pirates, Navy Seals, and Dangerous Days at Sea, de Richard Phillips e Stephan Talty.
O NYFF, como é conhecido, tem características bem definidas. Agendado estrategicamente para o mês de setembro, apresenta sempre uma  seleção do que de melhor aconteceu nos grandes festivais do ano, como Sundance, Berlim, Cannes e Veneza.
Junte a isso algumas obras pouco badaladas, mas de grande potencial artístico,  uma bem estruturada retrospectiva de um cineasta de grande importância histórica, e tem-se uma fórmula perfeita para o sucesso.    
A programação completa da 51ª edição deverá ser divulgada em torno do  final de agosto.