Festivais - GRÉCIA SE APRESENTA NA BERLINALE
     
 

PUBLICADA EM 11.02.14

Carlos Augusto Brandão

O destaque ontem da 64ª edição do Festival de Berlim, foi o representante da Grécia na mostra oficial.

 
Quem costuma frequentar festivais sabe que não é muito comum a seleção de filmes gregos na programação. A Berlinale é uma exceção, sendo rara a edição que não contempla um título da Grécia em algumas de suas mostras.
 
Em 2009 apresentou Eden L’Ouest, de Costa Gavras e  há dois anos atrás  Meteora, de Spyros Stathoulopoulos.
 
Agora, seis anos depois de A Poeira do Tempo, de Theo Angelopoulos, integrar a mostra oficial, o diretor grego cipriota Yannis Economides está concorrendo ao Urso de Ouro com Stratos (Mikro Psari).
 
Economides nasceu em Limassol em 1967 e muito cedo foi para Atenas onde passou a estudar cinema. Embora pouco conhecido fora do seu país, ele é um dos responsáveis por ajudar a  remodelar a estética e as formas do novo cinema grego.
 
Seu cinema, contudo, é bastante sombrio desde seu primeiro longa-metragem, o corajoso Matchbox de 2002, no qual ele retrata de uma forma implacável os aspectos pequeno-burgueses da sociedade e da família. Na mesma linha, seguiram-se  Soul Kicking, o conto de um homem que sucumbe às pressões da vida moderna e Knifer, um drama contundente sobre um caso de amor terrivelmente errado.
 
Seu novo filme não fica atrás ao retratar um drama social que segue o personagem título, um ex presidiário que trabalha numa padaria e está juntando dinheiro para ajudar na fuga de Leônidas, o homem que salvou sua vida e está na prisão.
 
Stratos está consciente que deve sua vida a Leônidas e não deixará de pagar essa dívida. Mas quando  examina a questão mais a fundo, descobre que tem muito mais dívidas para pagar do que inicialmente acreditava. A fim de sair são e salvo da situação, ele arquiteta um plano perfeito, uma espécie de última missão.
 
Liderado por Vangelis Mourikis como Stratos, o elenco conta também com Vicky Papadopoulou e Petros Zervos.
 
O filme é uma coprodução da Grécia e da Alemanha,  que participou através da Match Factory Productions.