Festivais - DIA DA ARGENTINA NA DISPUTA PELO URSO DE OURO
     
 

PUBLICADA EM 11.02.14

Carlos Augusto Brandão

Após ter realizado quatro curtas-metragens, o diretor argentino Benjamin Naishtat está estreando em longas com História Del Miedo.

O filme é um dos concorrentes ao Urso de Ouro da 64ª edição do Festival de Berlim, ao lado de diretores consagrados como Alain Resnais e Richard Linklater.
 
Mostrado no último domingo  numa sessão prévia para a imprensa, o filme um jovem que passa os  dias aparando a grama e cuidando de um campo de futebol em um condomínio fechado num subúrbio distante de Buenos Aires.
 
As pessoas do condomínio quase nunca saem e os visitantes são raros. Num  dia de verão sufocante  na véspera do Ano Novo, acontece um grande encontro na Comunidade. Todo mundo vem, amigos e parentes. As pessoas dançam, bebem e as crianças brincam no parque.
 
De repente há um apagão de energia, que todos supõem ter sido causado pelo calor excessivo.  Alguém sugere chamar os guardas.  As pessoas entram em pânico quando alguém diz que não há resposta do posto de segurança. Elas tentam manter a calma, mas o terror se espalha.
 
O filme é um drama que entra no comportamento social a partir de uma emoção primitiva como é o medo. O tom e o ritmo giram em torno do propósito de construir uma atmosfera de tensão e incerteza. Todos parecem ter razões para desejar se levar por seus instintos.
 
O objetivo é que os espectadores se identifiquem com esses personagens em suas incertezas e os acompanhem na escuridão, projetando aquilo que está na origem do medo. Mas isso não acontece, em parte devido ao roteiro que é muito confuso e à proposta um pouco pretensiosa. 
 
Coprodução argentina-uruguaia-alemã-francesa, Historia del Miedo traz no elenco Jonathan Da Rosa, Claudia Cantero, Mirella Pascual, César Bordón e Tatiana Giménez.
 
Nascido em Buenos Aires em 1986 onde vive e trabalha, Naishatat completou seus estudos na FUC, Argentina. Em 2011 fez o vídeo instalação Historia del Mal, exposto em diversas galerias e museus em toda a América Latina e Europa.
 
Embora com uma obra ainda mais restrita à Argentina, Naishatat havia tido sucesso com seu curta-metragem El Juego, que foi mostrado em Cannes e ganhou o prêmio do formato no Festival Internacional de Buenos Aires.
 
A Argentina também está representada na mostra competitiva com La Tercera Orilla, de Celina Murga (Ana y los Otros, Una Semana Solos).