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PUBLICADA EM 13.02.14
Carlos Augusto Brandão
Com uma temperatura bem amena neste ano, em torno de 8 graus positivos, a 64ª edição de Berlim prossegue com uma multidão na cidade, cinemas lotados e bons filmes nas telas.
A China concorre ao Urso de Ouro com três produções: Blind Massage, de Ye Lou; No Man’s Land, de Hao Ning; e Black Coal, Thin Ice, de Yi’nan Diao, que foi bem recebido ontem numa sessão prévia para a imprensa.
A história se passa numa pequena cidade do norte da China, quando num dia de 1999, um terrível acontecimento abala a comunidade. Um trabalhador de uma carvoaria é assassinado e diversas partes do seu corpo são espalhadas pela província.
Os policiais iniciam a procura de uma lista de suspeitos, mas a tentativa de encontrá-los termina de forma trágica. Três oficiais são baleados, dois não resistem e um fica gravemente ferido.
Ele é Zhang Zili, que em face das sequelas deixadas pelo atentado, é forçado a se aposentar e vai ser segurança de uma fábrica, o que ele julga ser um trabalho menor.
Em 2004, decorridos cinco anos do episódio, começa a acontecer uma série de assassinatos com características similares ao ocorrido. Zhang começa a investigar por conta própria e descobre que todas as vítimas tem uma relação com uma mulher, Wu Zhizhen.
Com ajuda de um velho colega da polícia, Zhang decide ir fundo na tentativa de solucionar o mistério e também na esperança de conseguir mudar sua vida.
Para se aproximar de Wu Zhizhen – que trabalha numa lavanderia – Zhang se apresenta como um cliente. Tenta conhecê-la melhor, ficar mais próximo e acaba se apaixonando por ela. Numa noite de inverno rigoroso, Zhang repentinamente tem um insight do que realmente está acontecendo. Descobre que as coisas não são o que parecem ser e que ele pode estar correndo sério risco de vida.
Falado em mandarim, o thriller de 106 minutos é um bom filme e consegue manter o suspense entre as reviravoltas arquitetadas por Diao. Não é um sério candidato ao Urso de Ouro, mas não está totalmente fora do páreo para outros prêmios.
Diao, que é mais conhecido por Banhos (1999), realizou também Uniform (2003) e Night Train (2007).
Karim Ainouz exibe Catedrais da Cultura na Berlinale Especial
O cineasta cearense está aqui em dose dupla. Além de concorrer ao Urso de Ouro com Praia do Futuro, ele dirigiu o episódio sobre o centro Georges Pompidou em Paris, que faz parte do projeto Catedrais da Cultura, organizado pelo diretor alemão Wenders.
Em tecnologia 3D, a série que retrata construções emblemáticas, busca respostas para a questão: “Se prédios pudessem falar, o que eles diriam sobre nós?”.
Além de Ainouz também integram o projeto Michael Madsen, Robert Redford e outros.
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