Festivais - UMA TRAMA INTRINCADA
     
 

PUBLICADA EM 13.02.14

Carlos Augusto Brandão

Com uma temperatura bem amena neste ano, em torno de 8 graus positivos, a 64ª edição de Berlim prossegue com uma multidão na cidade, cinemas lotados e bons filmes nas telas.

A China concorre ao Urso de Ouro com três produções: Blind Massage, de Ye Lou; No Man’s Land, de Hao Ning; e Black Coal, Thin Ice, de Yi’nan Diao, que foi bem recebido ontem numa sessão prévia para a imprensa. 
 
A história se passa numa pequena cidade do norte da China, quando num dia de 1999,  um terrível acontecimento abala a comunidade.  Um trabalhador de uma carvoaria é assassinado e diversas partes do seu corpo são espalhadas pela província.
 
Os policiais iniciam a procura de uma lista de suspeitos, mas a tentativa de encontrá-los termina de forma trágica. Três oficiais são baleados, dois não resistem e um fica gravemente ferido.
 
Ele é Zhang Zili, que em face das sequelas deixadas pelo atentado,  é forçado a se aposentar e vai ser segurança de uma fábrica, o que ele julga ser um trabalho menor.
 
Em 2004, decorridos cinco anos do episódio, começa a acontecer uma série de assassinatos com características similares ao ocorrido.  Zhang começa a investigar por conta própria e descobre que todas as vítimas tem  uma relação com uma mulher, Wu Zhizhen. 
 
Com ajuda de um velho colega da polícia, Zhang decide ir fundo na tentativa de solucionar o mistério e também na esperança de conseguir mudar sua vida.
 
Para se aproximar de Wu Zhizhen – que trabalha numa lavanderia – Zhang se apresenta como um cliente.  Tenta conhecê-la melhor, ficar mais próximo e acaba se apaixonando por ela. Numa noite de inverno rigoroso, Zhang repentinamente tem um insight do que realmente está acontecendo.  Descobre que as coisas não são o que parecem ser e que ele pode estar correndo sério risco de vida.
 
Falado em mandarim, o thriller de 106 minutos é um bom filme e consegue manter o suspense entre as  reviravoltas arquitetadas por Diao.  Não é um sério candidato ao Urso de Ouro, mas não está totalmente fora do páreo para outros prêmios.
 
Diao, que é mais conhecido por Banhos (1999), realizou também Uniform (2003) e Night Train (2007).
 
 
 
Karim Ainouz exibe Catedrais da Cultura na Berlinale Especial
 
O cineasta cearense está aqui em dose dupla.  Além de concorrer ao Urso de Ouro com Praia do Futuro, ele dirigiu o episódio sobre o centro Georges Pompidou em Paris, que faz parte do projeto Catedrais da Cultura, organizado pelo diretor alemão Wenders.
 
Em tecnologia 3D, a série que retrata construções emblemáticas, busca respostas para a questão: “Se prédios pudessem falar, o que eles diriam sobre nós?”.
 
Além de Ainouz também integram o projeto Michael Madsen, Robert Redford e outros.