Festivais - FAVORITOS AO URSO DE OURO
     
 

PUBLICADA EM 14.02.14

Myrna Silveira Brandão

A 64ª edição do Festival de Berlim anunciará amanhã à noite (15.02) os vencedores dos Ursos de Ouro e Prata, cujo júri é presidido pelo produtor e roteirista James Schamus.

 
Embora considerando que premiações sempre podem trazer surpresas, alguns títulos lideram  a bolsa de apostas para os cobiçados troféus.
 
Até o fechamento desta edição – ainda faltava ser mostrado Macondo, de Sudabeh Mortezai e The Little House, do mestre Yoji Yamada  – um dos que mais agradou aos crítícos foi  ’71, de Yann Demange, um filme político sobre os conflitos na Guerra Civil da Irlanda do Norte na década de 70.
 
O mais ovacionado, no entanto, foi Boyhood, de Richard Linklater, sobre o crescimento de um adolescente e sua família, numa filmagem que durou 12 anos. Há 20 anos, Linklater ganhou um Urso de Prata com o primeiro filme da série Antes do Amanhecer. Não será surpresa se repetir neste ano ou até levar o Urso de Ouro.
 
Também bastante cotado é The Beloved Sisters, do alemão Dominik Graf, um drama histórico ambientado em 1788, em Rudolstadt, uma cidade provinciana da Alemanha, sobre duas irmãs que disputam o amor do poeta e filósofo Frierich Schiller, autor de “The Robbers”. 
 
Mas outro alemão também tem chance: Stations of the Cross, de Dietrich Bruggemann, uma crítica à Igreja Católica contada a partir da adolescente Maria, que se entrega à sua fé, levando-a  a um calvário que o filme compara à Via Crúcis.
 
Ambos os filmes são ótimos e a  última vez que a Alemanha levou o Urso de Ouro foi em 2004 – com Contra a Parede (Head On), de Fatih Akin – o que não deixa de aumentar suas chances.
 
Também despertou atenção o norueguês In Order of Disappearance, de Hans Petter Moland, sobre um pai que procura vingar a morte de seu filho.
 
The Grand Budapest Hotel, de Wes Anderson, que abriu o festival, foi bem recebido, mas não é uma unanimidade da crítica.
 
 O brasileiro Praia do Futuro, de Karim Ainouz é um filme denso, com alma, sentimento, um dos melhores títulos desta  seleção.  Foi um dos filmes brasileiros com mais público das últimas edições. Na cotação das revistas especializadas  tem uma avaliação da crítica de média para boa  e, com certeza,  tem chance de levar algum prêmio.
 
Entre os atores, embora não haja  um grande nome em  destaque, estão sendo falados: Jack O’Connell, o soldado desesperado de ’71. Ellar Coltrane, o adolescente de Boyhood, e  Cillian Murphy, de Aloft.  A boa interpretação de Wagner Moura em Praia do Futuro também lhe dá chances na disputa.  
 
Para atriz, uma das favoritas é  Lea van Acken que faz o papel da adolescente Maria em Stations of the Cross.  Outras também cotadas são Henriette Confurius e Hannah Herzspring, as irmãs de Belowed Sisters.  
 
No mais é aguardar, já que  cabeça de júri sempre pode escolher um azarão.