Festivais - UMA HISTÓRIA INTIMISTA
     
 

PUBLICADA EM 14.02.14

Myrna Silveira Brandão

Hoje (14.02) foi o último dia dos filmes em competição. Depois da exibição de Macondo, à tarde foi mostrado The Little House, de Yoji Almada.

 
O filme é a adaptação de um livro sobre  adultério de Kyoko Nakajima, que narra a história de uma mulher, que escreveu as memórias de sua vida como empregada doméstica durante os anos de guerra do Japão. Ela acaba de morrer e deixou inacabado o livro autobiográfico, que narra sua história.
 
Ambientada em 1936, a história segue Taki (interpretada por Haru Kuroki), uma jovem de 18 anos, que vai trabalhar  na casa do romancista Konaka (Isao Hashitsume).  Ele costuma dizer que “uma empregada é responsável pela felicidade do casamento de seus empregadores”, um lema que ela decide levar a sério.
 
Quando a patroa se apaixona por um amigo do marido, Taki resolve protegê-la. Embora desafiando os códigos vigentes, nunca fica claro se ela realmente cometeu adultério ou se foi uma relação platônica. 
 
A versão cinematográfica de The Little House segue a estrutura narrativa do livro, descrevendo vidas comuns durante a Segunda Guerra Mundial de forma romantizada. Ao lado da história da empregada, o filme também retrata as transformações do Japão antes e depois da 2ª guerra.
 
Yamada retorna à Berlinale, onde no ano passado apresentou Uma Família em Tóquio.