Festivais - O ÚLTIMO DOS INJUSTOS
     
 

19.09.13

Myrna Silveira Brandão

Lanzmann mostra seu documentário no NYFF, também programado para o Festival do Rio

Nova York

Le Dernier des Injustes, de Claude Lanzmann, retoma o tema do Holocausto, assunto que o diretor vem focalizando em vários dos seus filmes. 

Apesar de sua longa duração de 220 minutos, o documentário manteve a plateia atenta na 51ª edição do  Festival de Nova York, que vai até o dia 13.10.

O filme também integra a programação do Festival do Rio  (26.09 a 10.10). 

Le Dernier des Injustes tem por base a entrevista que Lanzmann  fez em 1975 com Benjamin Murmelstein para Shoah, o documentário que estava realizando na ocasião.

Murmelstein era o  Grande Rabino de Viena durante a ocupação, quando foi nomeado  para liderar o Conselho de Theresienstadt. 

Há inúmeras revelações na entrevista,  mas ao constatar sua extensa duração, Lanzmann decidiu não incluir Murmelstein em Shoah, que já estava com nove horas de duração.

“Shoah já é um épico, Benjamin  não tinha lugar nele e se eu tivesse incluído, o filme teria que ter tido 20 horas de duração”, pondera  o diretor , explicando porque resolveu retomar o projeto e realizar o documentário com Murmelstein agora. 

“As  revelações que ele me passou  naquela entrevista permaneceram o tempo todo na minha mente, nunca me deixaram. Agora achei que tinha chegado a hora de compartilhá-las”, afirma acrescentando que a postura do depoente foi fundamental para o resultado final.

“Murmelstein foi inteligente e corajoso.  Durante a semana que passei com ele, pude perceber como é sincero e tão duro com os outros como consigo mesmo”, complementa, enfatizando  que tem consciência das contradições em que se encontravam aquelas  pessoas que não tinham sido voluntárias para aquele trabalho.

“Quis mostrar com o filme que estes supostos colaboradores  não eram propriamente isso”, enfatiza,  revelando que com este filme pretende encerrar sua saga sobre o Holocausto. 

“Acho que esta  pode ser uma forma de encerrar a história sobre esse período, depois de Shoah, Sobibór, 14 Octobre 1943 e Le Rapport Karski”,  feito para a TV em 2010”, conclui o veterano cineasta de 87 anos.